Voltar para sala de imprensa

Brasileiros mostram em livro o que é preciso fazer para ganhar competitividade no mercado

Lançamento da Editora Bookman aponta a produção e o sistema operacional como nova fonte de vantagem para as empresas

São Paulo, 23 de abril de 2004 – Para quem sempre acreditou que o marketing é a fonte de sucesso nos negócios vai se questionar ao ler o livro “Estratégia de Produção e de Operações”. Acreditando que uma fábrica bem organizada pode ser a garota propaganda da uma empresa, os acadêmicos brasileiros Ely Laureano Paiva e Jaime Evaldo Fensterseifer, juntamente com o empresário José Mário de Carvalho Jr. organizaram um manual que combina a teoria e a prática, baseado em dez anos de pesquisa e aplicações.

A rápida integração dos mercados e o progresso tecnológico tornam necessária a discussão sobre a melhor utilização de recursos e a forma mais eficaz de estruturar as operações. Cientes dessa tendência, os autores montaram um guia aos profissionais, estudantes e professores da área que releva uma percepção diferenciada de como ganhar competitividade no mercado.

As explicações teóricas do livro, baseadas na experiência acadêmica dos autores, foram somadas às aplicações feitas na Muri Linhas de Montagem, empresa na qual José Mario de Carvalho Jr. é diretor executivo. “A empresa foi praticamente nosso laboratório”, confirma. A Muri é dedicada ao projeto e construção de linhas de montagem para o setor de autopeças. A companhia repensou toda a sua operação, abandonou vários segmentos de mercado, focalizou sua atividade, investiu em instalações e transformou a fábrica em uma vitrine para seus produtos.

Para reforçar a eficácia da estratégia de produção e operações, José Mario mostra como exemplo também o caso da Gol Linhas Aéreas. “As operações (que geraram descontos) são mais importantes que o marketing, por meio delas é que a empresa ganhou maior espaço no mercado”, explica o empresário.

O título está divido em três partes: conceitos básicos em estratégia de Produção e de Operação, melhores práticas atuais e o futuro em Gestão da Produção e Operações. No último capítulo o americano Robert H. Hayes, pesquisador da Harvard Business School, apresenta as diferenças da “nova economia”, que inclui a mudança de comportamento por parte dos gestores. “O gestor deverá deixar de olhar para dentro e ajudar a rede” conclui José Mario.

Serviço:
Livro: “Estratégia de Produção e de Operações.”
Autores: Ely Laureano Paiva; José Mário de Carvalho Jr.; Jaime Evaldo Fensterseifer
Formato: 17,5×25; 192p.
Preço: R$38,00

Sobre os autores:
Ely Laureano Paiva é doutor em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador visitante da Universidade da Carolina do Norte/Chapel Hill, pesquisador do CNPq e professor da Unisinos

José Mário de Carvalho Jr. é mestre em administração pela Universidade Federal do rio Grande do Sul, especialista em gestão empresarial pelo PPGA/UFRGS, engenheiro mecânico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretod executivo da Muri Linhas de Montagem.

Jaime Evaldo Fensterseifer é PhD em administração pela Universidade da Califórnia, Los Angeles(UCLA), professor titular da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do CNPq.

Sobre a Bookman:
A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: