Voltar para sala de imprensa

Bookman lança primeiro livro sobre gestão em renda fixa focado no mercado brasileiro

Dirigido a profissionais e estudantes da área financeira, obra também auxilia investidor a proteger seu capital, maximizar retorno e evitar riscos de preço.

A obra é a primeira do país a apresentar de forma detalhada os instrumentos existentes no mercado de renda fixa e câmbio, com foco no cenário brasileiro.São Paulo, 26 de novembro de 2003 – Apresentar de forma detalhada os instrumentos existentes no mercado de renda fixa e câmbio. Este é o objetivo do livro “Manual de Gestão de Renda Fixa”, de autoria do brasileiro Luiz Francisco Rogé Ferreira, profissional com longa carreira de gestor de portfólios em diversas instituições financeiras. Lançamento da Editora Bookman, a obra é a primeira sobre o assunto no País cujo conteúdo é focado no mercado brasileiro.

O título não se limita apenas à discussão de conceitos, mas trata também da aplicação prática dessas ferramentas no dia-a-dia da vida de um investidor ou profissional de mercado. Segundo o autor, o texto trata praticamente de todos os derivativos de renda fixa que são relevantes no cenário brasileiro e internacional, desde operações de swap tradicional até operações que envolvem opções sobre swap a termo.

O livro tem como foco operações realizadas tanto no contexto bancário, quanto empresarial. Nos bancos, a abordagem é na gestão de fundos e carteiras de investimento. Já no caso das empresas, Rogé fornece ferramentas para auxiliar operacionalizando estratégias de gestão para o caixa da empresa, investimentos financeiros, administração do fluxo de caixa, entre outras coisas. “O texto tem ainda uma grande preocupação com a questão do risco, incluindo a oscilação da taxa de juros e câmbio, entre outras coisas”, acrescenta o autor.

Dentro dessa proposta, o Manual procura caminhar passo a passo, discutindo desde conceitos simples do cálculo financeiro até modelos de precificação e estratégias de proteção e investimento, implementadas através do emprego de instrumentos derivativos como futuros e opções sobre taxas de juros.

O título tem duas apresentações. Na primeira, assinada por Carlos Fagundes, professor de Finanças do Ibmec e diretor da Integral-Trust, afirma que O Manual de Gestão de Renda Fixa cobre de forma simples e direta os conceitos e as ferramentas financeiras necessários para os profissionais de tesourarias e para os estudantes que desejam adquirir uma base sólida de conhecimento no gerenciamento de ativos e passivos de renda fixa.

Wilson T. Nakamura, professor do Curso de Mestrado em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é autor da segunda apresentação da obra. Ele afirma que o livro tem a proposta de ensinar uma parte da teoria financeira moderna que hoje é tão valorizada no contexto bancário e empresarial.

Segundo Nakamura, o texto é pautado por uma forte objetividade e discute os temas de renda fixa que efetivamente interessam para os profissionais do mercado, como duration, imunização, hedge cambial, volatilidade de retornos, descasamento de prazos, etc. “A engenharia financeira aplicada no campo da renda fixa é bastante profícua e criativa, e o Prof. Rogé soube traduzir operações complexas em um patamar de mais fácil compreensão”, destaca.

Ferramenta para o profissional
O prof. Rogé afirma que o livro-texto tem uma função muito importante de fornecer informações para o estudante e profissional da área. “Hoje existe uma forte preocupação de qualificação nesta área, principalmente nas tesourarias de bancos, corretoras, e inclusive por parte do governo, que instituiu a certificação para as pessoas que trabalham no segmento”, completa.

Segundo o autor, o título também vai auxiliar os cursos de graduação e pós-graduação das mais conceituadas instituições também compartilham desta preocupação e fazem um esforço em informar o aluno dentro da própria sala de aula. “O mercado atual exige que o profissional conheça e entenda dos produtos e riscos, para evitar a difusão de informações que confundam o investidor”, avalia.

Ferramenta para o investidor
Outro público que o texto atinge é o do investidor com um perfil mais qualificado na área de finanças, ou seja, aquele que conhece um pouco do mercado e está bastante ciente dos riscos. “Este leitor é contemplado com informações que o orientam a proteger o investimento, maximizar o retorno e evitar risco de oscilações no preço decorrente das taxas de juros e do câmbio”, afirma.

Ferreira cita o exemplo do Tesouro Nacional, que está comercializando títulos públicos pela internet. “Esta foi uma forma que o governo criou para pulverizar seus papéis entre pequenos investidores. Mas este público precisa ter um conhecimento mais detalhado e específico para se arriscar neste mercado. E as informações do livro podem ajuda-lo nisto”, analisa.

Sobre o autor
Luiz Francisco Rogé Ferreira é economista pela FEA/USP, mestre em finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em especialização em derivativos pela BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). O profissional tem 15 anos de atuação no mercado financeiro com experiência em bancos, corretoras de valores e de mercados futuros. Atualmente é professor em cursos de pós-graduação nas áreas de mercados financeiros e gestão de risco e consultor independente com experiência em gestão de fundos de investimento e na elaboração de estratégias operacionais para tesouraria de bancos e empresas.

Serviço
Livro: Manual de Gestão de Renda Fixa
Autor: Luiz Francisco Rogé Ferreira
Formato: 17,5 x 25; 216 páginas
Preço: R$ 39,00
O livro estará disponível nas principais livrarias do país e no site da Artmed Editora www.artmed.com.br

Sobre a Bookman:
A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: