Programa da consultoria A.T.Kearney em parceria com a Superbid e a Escola Politécnica da USP avalia a capacidade de inovação das organizações brasileiras em 5 dimensões
São Paulo, dezembro de 2017 – A A.T. Kearney, consultoria de gestão de negócios, com mais de 90 anos de trajetória global e uma das 4 maiores do mundo, acaba de divulgar seu ranking Best Innovator das empresas mais inovadoras do país em 2017. A competição, e sua premiação, começou em 2003 em nível global e desde 2010 é realizada no Brasil.
Mais do que um ranking, trata-se deum programa cujo objetivo é manter um ambiente continuo de debate sobre as melhores práticas de inovação, propiciando uma competição saudável para que as empresas avaliem suas capacidades de inovação.
“O Best Innovator é a publicação mais antiga e consolidada do mercado voltado à inovação, e é amplamente consagrada entre as empresas. Ela parte de uma metodologia robusta de avaliação que considera diversos aspectos de inovação que são cobertas por um questionário detalhado que é convertido em um ranking de inovação”, explica François Santos, sócio da A.T.Kearney no Brasil.
O programa é realizado pela consultoria em mais de 15 países, e considera cinco dimensões de inovação com pesos diferentes: estratégia (22%), processos (24%), organização e cultura (21%), estrutura e suporte (21%) e resultado da inovação (12%). No Brasil, em 2017, a competição pelo prêmio Best Innovator é uma parceria da A.T.Kearney com a empresa de Leilões Online Superbid, e conta com o apoio da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.
“Complementamos esse ranking com visitas às empresas finalistas para entendermos em mais detalhes as práticas e iniciativas de inovação que nos permitem fazer um ajuste fino no ranking final”, destaca Edson Bouer, diretor do Superbid.
Mais de 200 empresas brasileiras já participaram do programa. Na última edição, em 2015, as principais premiadas foram 3M, Du Pont, BASF, DOW e AES. “O que mais nos chamou a atenção na última edição foi a valorização das parcerias como fonte de ideias, o uso intenso de conectividade e internet para aproximar a empresa do mercado e o desenvolvimento de startups como alavanca para acelerar os projetos de inovação”, destaca o executivo do Superbid.
“Comparado à edição de 2015, já estamos observando na rodada atual de entrevistas práticas mais avançadas de inovação, principalmente em trabalhos com start-ups e incubadoras, uso de analytics, big data e IoT (internet of things) e colaboradores aplicando internamente ferramentas avançadas como design thinking”, finaliza Santos.