São Paulo, março de 2014 – Abrir o próprio negócio é o sonho da maioria dos brasileiros. Pesquisa realizada pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) descobriu que metade das mulheres empreendedoras no País abriu o próprio negócio nos últimos anos. Hoje, são cerca de seis milhões de mulheres empresárias no Brasil. A maioria das entrevistadas na pesquisa, ou seja, 72% disseram que não trocariam a própria empresa por um emprego formal. O levantamento mostrou ainda que 20% delas têm empresas no ramo de estética.
O setor de beleza, aliás, está aquecido e cheio de oportunidades. Em 2012, o crescimento do segmento foi de 15,62%, de acordo com o último estudo divulgado pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
De olho na força deste mercado, a Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência disponibiliza cursos gratuitos para mulheres interessadas em empreender na área de beleza e estética. O projeto do Centro Estético tem como objetivo capacitar pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, para atuarem neste segmento. Os cursos oferecidos são de Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Manicuro e Pedicuro e Depilação, na Unidade Avape de São Bernardo do Campo.
Além dos cursos focados em técnicas de beleza e estética, as alunas participam de treinamentos que as habilitam na abertura de um negócio próprio. No conteúdo programático, são ministradas aulas de "Desenvolvimento Pessoal e Profissional", "Gestão de Pequenos Negócios", "Palestras Informativas (políticas afirmativas de combate à violência contra mulheres)" e "Empreendedorismo e Cooperativismo: estimulando a criação de novos negócios".
Embora o mercado esteja propício para investimentos, mais do que ter boa vontade e disposição, é preciso ampliar o conhecimento para lidar com diversos desafios do dia a dia. Procurar a capacitação para abrir um negócio é uma das estratégias que podem garantir êxito no futuro. "A qualificação profissional é, sem dúvidas, um diferencial para aqueles que almejam ter um negócio próprio, pois não basta apenas dominar determinado segmento, é preciso entender de gestão de pessoas, contabilidade, administração. É uma alternativa interessante na geração de emprego e renda, já que área de beleza está em franca expansão", explica Marcelo Vitoriano, responsável pela área de parcerias institucionais da Avape.
É o caso da Marli Praga Ivamoto, 48 anos, que ficou viúva e teve que buscar uma profissão para sobreviver. Mãe de uma filha de 15 anos, encontrou no ramo da beleza estímulos para crescer. "Eu não tinha experiência nenhuma com essa área, foi então que procurei cursos que me ajudassem a entender esse universo e encontrei a Avape. Você pode ter a prática, conhecer o mercado, mas precisa estudar para ter condições de montar seu talento. Além disso, é preciso se atualizar sempre, conhecer tendências para atender bem seu cliente", ressalta Marli que, após terminar o curso, abrirá um salão de beleza.
Para as interessadas, as inscrições são realizadas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Unidade Avape em São Bernardo do Campo, localizada na Avenida Doutor José Fornari, 1777 – Vila São José – São Bernardo do Campo – SP, ou pelo telefone 11-4334-8200.
Abaixo, segue uma descrição detalhada dos cursos:
DEPILAÇÃO
Técnicas para realizar depilação facial e corporal, utilizando métodos e produtos adequados para cada região do corpo, buscando satisfazer as necessidades estéticas, de saúde e de bem-estar do cliente.
MAQUILAGEM
Técnicas de maquiagem profissional, usando os métodos corretos para cada tom de pele, formato de rosto e nas mais diversas ocasiões para noite e dia.
AUXILIAR DE CABELEIREIRO
Capacitar as participantes para práticas de estética capilar e visagismo no âmbito de auxiliar.
MANICURO E PEDICURO
Preparar a aluna para atuar como manicure e pedicure, tornando-a capaz de analisar e conceituar a estrutura das unhas das mãos e dos pés, compreender a sua natureza, identificar as doenças, aplicar as técnicas de massagens e conhecer as técnicas saudáveis de embelezamento.
METODOLOGIA DOS CURSOS
Aulas expositivas para conceituação teórica dos tópicos e aplicação de dinâmicas em grupo, visando à assimilação e vivência dos conceitos apresentados no curso.
CARGA HORÁRIA DOS CURSOS
124 horas.
Sobre Avape
Fundada em 1982, a Avape é uma organização filantrópica de assistência social, que atua no atendimento e na defesa de direitos, oferecendo um trabalho completo que engloba o atendimento clínico, o desenvolvimento de competências para o convívio social, a reabilitação e capacitação profissional, além da inclusão no mundo do trabalho. Atende pessoas com todo o tipo de deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, do recém nascido ao idoso, promovendo as competências dessas pessoas visando à sua autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania. Em 2013, mais de 12 mil pessoas foram atendidas e, ao longo de sua trajetória, promoveu a inclusão de mais de 20 mil pessoas com deficiência no mundo do trabalho.
Saiba mais sobre o trabalho da Avape acessando: www.avape.org.br | Facebook: www.facebook.com/avape | Twitter: @Avape YouTube: www.youtube.com/tvsentidos | MAPA – Movimento Avape pela Ação: www. avape.org.br/mapa