São Paulo, agosto de 2010 – Nos últimos anos a Artmed Editora, fundada em 1973 com foco no mercado de livros acadêmicos de medicina, ampliou seu catálogo de produtos para áreas de ciências humanas, exatas, sociais e aplicadas e investiu em parcerias internacionais e aquisições. Esse movimento criou a necessidade da revisão de sua arquitetura de marcas. A solução encontrada pela empresa foi organizar uma holding, chamada de Grupo A, para personalizar e coordenar as diversas editoras que compõem o portfólio.
“Trata-se de uma grande, mas natural transformação que se fez necessária devido ao nosso novo patamar empresarial”, afirma o presidente Celso Kiperman. A empresa vive uma fase de grandes conquistas que teve seu ápice em 2009 com a entrada do BNDESPar e da CRP em seu capital social e a parceria com a McGraw-Hill Education, um dos três maiores grupos editoriais do mundo. Nos primeiros meses desse ano, a empresa formalizou, ainda, a incorporação da Editora Artes Médicas.
Com o slogan Conhecimento que transforma, o Grupo A nasce para ser a melhor plataforma de publicação e negócios para autores, editoras internacionais e instituições científicas. “Para o Grupo A, o conhecimento é muito mais do que produzir livros. É desenvolver e distribuir informação e conteúdo das mais diversas formas, atendendo necessidades de professores, alunos, pesquisadores e profissionais das diferentes áreas em que atuamos”, explica a diretora editorial, Adriane K. Rojas.
Desde 2005, a empresa vem investindo para adaptar seu negócio e atender aos novos hábitos de consumo de informação. Para atender a esse propósito, todos os livros são disponibilizados em formato digital. “A nossa meta é atender a conveniência do leitor. O nosso novo site vai concretizar essas mudanças e a partir do mês de agosto já começamos a oferecer alguns títulos em ebooks, conteúdo fracionado (em que o leitor pode escolher capítulos que deseja comprar) e vendas sob demanda para as obras que estão fora de catálogo,” afirma a diretora editorial.
Escolha do nome
Grupo A foi escolhido por ser um nome direto, forte e de boa sonoridade, mantendo a raiz da empresa que há anos usa o “A” como símbolo. As marcas das editoras também foram redesenhadas para se adequar melhor a atualidade. A logomarca da Artmed e da Bookman ficou mais atual e o símbolo das Artes Médicas foi reformulado para harmonizar com as demais marcas do grupo. Todos os logos apresentam o mesmo estilo de fonte, personalizado e exclusivo. “Para conceber a renovação da identidade visual, houve a modernização e incorporação de novas tipografias e grafismos arrojados para melhor representar o atual momento das novas plataformas para leitura, que não só o livro,” complementa Paola Manica, coordenadora de comunicação do grupo.
Mercado
O Grupo A prevê um faturamento de R$ 100 milhões em 2010, cifra 37% superior ao do ano anterior, e atingir um market share de 20% do mercado nacional de CTP (Científico, Técnico e Profissional). Nos próximos cinco anos, o objetivo é investir cerca de R$ 55 milhões em aquisições e associações. Esse investimento será realizado com capital próprio, somado a valor aportado pelo BNDESPar, empresa de participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que assumiu no ano passado, junto com a CRP Companhia de Participações, 12,5% no capital social da companhia.
O Grupo A registrou nos últimos 10 anos uma taxa média de 24% de crescimento ao ano. Em 2009, obteve um faturamento de R$ 73 milhões e uma fatia de cerca de 15% do segmento de CTP, mercado que tem receita total estimada em R$ 500 milhões e corresponde a 30% de toda indústria editorial no País.
Histórico
Em 1973, nasceu em Porto Alegre a Artmed Editora, dedicando-se primeiramente à comercialização de obras médicas. Em 1979, a Artmed passou a publicar seus próprios títulos e logo se aventurou por novos campos do conhecimento, como saúde mental e educação. Em 97, foi dado um passo decisivo para a consolidação como uma das editoras líderes do mercado científico, técnico e profissional do País com o lançamento do selo Bookman, voltado para as áreas de ciências exatas, sociais e aplicadas. Nos anos 2000, com o crescimento do catálogo e tendência inovadora, a Artmed partiu para um intenso investimento em qualificação de gestão e de governança corporativa e para o estabelecimento de parcerias estratégicas. Uma fase de grandes conquistas que culminou, em 2009, na entrada do BNDESPAR e da CRP no quadro societário e na celebração da parceria com a McGraw-Hill Education, um dos três maiores grupos editoriais do mundo. Em decorrência dessa evolução, a Artmed passou a se chamar Grupo A. Uma mudança que ocorreu devido ao novo patamar empresarial atingido e à necessidade de consolidar a operação das diversas editoras do portfólio.
Em 1973, nasceu em Porto Alegre a Artmed Editora, dedicando-se primeiramente à comercialização de obras médicas. Em 1979, a Artmed passou a publicar seus próprios títulos e logo se aventurou por novos campos do conhecimento, como saúde mental e educação. Em 97, foi dado um passo decisivo para a consolidação como uma das editoras líderes do mercado científico, técnico e profissional do País com o lançamento do selo Bookman, voltado para as áreas de ciências exatas, sociais e aplicadas. Nos anos 2000, com o crescimento do catálogo e tendência inovadora, a Artmed partiu para um intenso investimento em qualificação de gestão e de governança corporativa e para o estabelecimento de parcerias estratégicas. Uma fase de grandes conquistas que culminou, em 2009, na entrada do BNDESPAR e da CRP no quadro societário e na celebração da parceria com a McGraw-Hill Education, um dos três maiores grupos editoriais do mundo. Em decorrência dessa evolução, a Artmed passou a se chamar Grupo A. Uma mudança que ocorreu devido ao novo patamar empresarial atingido e à necessidade de consolidar a operação das diversas editoras do portfólio.
O foco editorial do Grupo A concentra-se em três grandes áreas do conhecimento: Biociências, Ciências Exatas, Sociais e Aplicadas e Ciências Humanas. O portfólio da empresa está entre os maiores do Brasil na área de Biociências e possui um catálogo transversal e abrangente nesse campo, incluindo obras clássicas e textos inovadores.
Além da versão impressa, os livros podem ser acessados em e-books e em plataformas de consulta online. O Grupo A também disponibiliza a aquisição de conteúdos fracionados das obras, criando materiais customizados conforme interesse do leitor ou recomendação dos professores, além de disponibilizar obras já esgotadas para impressão sob demanda.
Sobre a Artmed
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biológicas e ciências humanas, por meio do selo Artmed, e nas áreas de ciências exatas e ciências sociais aplicadas, com o selo Bookman. Atualmente possui cerca de 1.300 títulos em catálogo com conteúdo referendado pelos mais renomados autores brasileiros e internacionais, respeitando o mais alto padrão de qualidade editorial. A empresa mantém parcerias com os mais renomados grupos editorias internacionais e com as mais importantes instituições cientificas brasileiras. Sediada em Porto Alegre, a distribuição ágil e competente das publicações da Artmed em todo o território brasileiro e em Portugal é garantida por uma ampla rede de filiais e de representantes/operadores logísticos em quase todas as regiões do país, inclusive nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Ceará e Distrito Federal.
Siga o perfil exclusivo da Trama no Twitter sobre Educação: @tramaeduca