A Editora diponibilizará em seu estande títulos que abordam as principais propostas pedagógicas, além de contar com a presença de Miguel Zabalza e Guiomar Namo de Mello entre os palestrantes do evento.
São Paulo, 03 de maio de 2004 – A Artmed, uma das mais importantes editoras de educação do País, apresenta 20 lançamentos durante a Educar Educador 2004 – 11ª Feira Internacional de Educação, que acontece entre os dias 19 e 22 de maio, em São Paulo. A empresa é responsável por obras de renomados autores nacionais e estrangeiros que abordam as principais linhas teóricas e as propostas pedagógicas mais inovadoras neste campo.
Principais lançamentos para a Educar 2004:
Gestão educacional: uma nova visão
Sonia Simões Colombo& colaboradores
Formato: 16x23cm, 264p.
Preço: 39,00
Sinopse: Inseridas em um ambiente altamente competitivo, as instituições de ensino, privadas ou públicas, deparam-se com grandes mudanças na sociedade. Este livro oferece uma visão abrangente e sistêmica sobre a arte de gerir um dos negócios mais nobres do mercado: a educação. O texto resulta da reunião de 15 renomados especialistas, que apresentam reflexões e tendências a respeito de uma nova visão da gestão educacional.
Uma História da Infância: da idade média à época contemporânea no ocidente
Colin Heywood
Formato: 16x23cm, 248p.
Preço: R$ 39,00
Sinopse: Colin Heywood explora as mudanças nas experiências da infância, da Idade Média à época contemporânea. O autor examina as diferentes formas em que as pessoas pensaram sobre a infância como etapa da vida, os relacionamentos das crianças com suas famílias e seus pares, e as experiências dos pequenos no trabalho, na escola e nas mãos de várias instituições de bem-estar.
A Criança e Seu Desenho: o nascimento da arte e da escrita
Philippe Greig
Formato: 16x23cm, 248p.
Preço: R$ 38,00
Sinopse: Nesta obra, Philippe Greig renova a compreensão da evolução do desenho da criança, dos primeiros rabiscos às pequenas composições, de sua idade de ouro ao esgotamento na adolescência. Elucida, apoiado em ilustrações, o nascimento da figuração, seguido do progresso do esquema corporal e da diversificação de temas.
Gramsci, Freire e a Educação de Adultos: possibilidades para uma ação transformadora
Peter Mayo
Formato: 16x23cm, 192p.
Série Educação, Teoria e Crítica
Preço: R$ 32,00
Sinopse: A obra representa a tentativa mais completa de analisar comparativamente todo o leque de textos desses dois personagens críticos, Antonio Gramsci e Paulo Freire, no que diz respeito à sua aplicação para a prática da educação de adultos, oferecendo um livro fascinante que é um acréscimo importante para a bibliografia especializada.
Diários de aula
Miguel A. Zabalza
Formato: 16x23cm, 168p.
Sinopse: Escrever sobre o que se está fazendo como profissional é um excelente procedimento para normatizar os padrões de trabalho. Esta é a experiência enfocada por Miguel Zabalza que destaca, de forma reflexiva e com exemplos práticos, a importância da utilização dos diários tanto no processo de formação profissional como no de pesquisa e na qualificação da prática cotidiana.
A pedagogia do ócio
Josep Mª Puig e Jaume Trilla
Formato: 16x23cm, 200p.
Sinopse: Neste livro, os autores apresentam um marco teórico para a pedagogia do ócio, fundamentando sua práxis e orientando o trabalho educativo de forma social e pedagógica. Parece claro que o trabalho não pode continuar sendo a principal (ou quase única) atividade capaz de dar sentido à vida humana. Deverão ser recuperados valores como o do conhecimento desinteressado e o valor do prazer estético, da participação social voluntária, do esforço automotivado, de poder demorar e fazer as coisas bem-feitas.
Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica
Jesús-Nicasio García Sánchez
Formato: 16x23cm, 296p.
Preço: R$ 48,00
Sinopse: Este livro, escrito por uma das maiores autoridades mundiais no assunto, apresenta o que há de mais atual e consagrado no campo da avaliação e da intervenção psicopedagógicas das dificuldades de aprendizagem.
Educação escolar brasileira: o que trouxemos do século XX?
Guiomar Namo de Mello(org.)
Formato: 17,5x25cm
Sinopse: Nesta obra, Guiomar Namo de Mello, um dos nomes mais influentes da educação brasileira, apresenta um panorama abrangente e crítico do que se passou com a educação nos últimos 20 anos em termos de reformas, políticas educacionais, formação de professores, gestão pedagógica, utilização de novas tecnologias e expansão do ensino médio.
Fracasso escolar: uma perspectiva internacional
Álvaro Marchesi, Carlos Hernández Gil & colaboradores
Formato: 17,5×25, 248p.
R$ 42,00
Sinopse: Segundo os especialistas, cerca de 30% dos estudantes não conseguem superar o ensino médio, e este não é um problema de fácil solução. Nessa obra, os autores, especialistas internacionais em fracasso escolar, analisam as razões desse fracasso e propõem que seja facilitada a transição entre a educação e o trabalho.
Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional
Margaret Snowling, Joy Stackhouse e colaboradores
16x23cm, 280p.
R$ 48,00
Sinopse: Este livro apresenta as idéias atuais sobre o relacionamento entre as dificuldades da linguagem falada e escrita, e apresenta as perspectivas clínicas e educacionais sobre a avaliação e o manejo dos problemas de leitura e escrita das crianças.
Pesquisa social: questões, métodos e processos (3.ed.)
Tim May
16x23cm, 288p.
R$ 42,00
Sinopse: A terceira edição totalmente revista e atualizada deste texto extremamente popular incorpora os últimos desenvolvimentos do campo interdisciplinar da pesquisa social. Tim May transpõe a lacuna entre as teorias e os métodos na pesquisa social, iluminando os elementos essenciais para o entendimento da dinâmica das relações sociais.
Introdução à estatística: enfoque informático com o pacote estatístico SPSS
Rafael Bisquerra, Jorge Castellá Sarriera e Francesc Martínez
16x23cm, 256p.
R$ 41,00
Sinopse: A estatística, como disciplina, muitas vezes tem sido considerada com certo temor por estudantes e pesquisadores não-familiarizados com a abordagem quantitativa. Este livro, escrito por pesquisadores da Universidade de Barcelona e da PUC-RS, trata com clareza o conteúdo estatístico e informático que poderá instrumentalizar alunos e pesquisadores com a utilização do programa estatístico SPSS.
Uma pedagogia da integração: competências e aquisições no ensino (2.ed)
Xavier Roegiers e Jean-Marie De Ketele
17,5x25cm, 196p.
R$ 37,00
Sinopse: Apoiando-se nas recentes pesquisas e nas práticas integradoras em sistemas educativos, este livro desenvolve a problemática da integração dos saberes adquiridos do aluno nos ensinos fundamental, médio e superior. Em especial, trata de maneira aprofundada a questão do desenvolvimento das competências no ensino e, de modo mais geral, todos os procedimentos que, por seu caráter integrador, visam dar sentido às aprendizagens.
150 Propostas de Atividades Motoras para a Educação Infantil
Tereza Godall & Anna Hospital
Formato: 17×23; 388p
Preço: R$58,00
Sinopse: Este livro apresenta 150 propostas de atividades físicas para crianças de 3 a 6 anos, constituindo-se em um recurso didático de fácil utilização para educadores e especialistas em educação física que se dedicam à educação infantil. Através de atividades criativas, do uso de diversos materiais e da relação com o outro, as crianças trabalharão, entre outros tópicos: as sensações; o ritmo; a imagem corporal; a orientação espacial; as habilidades motoras e a expressão.
Educação Infantil: Desenvolvimento, currículo e organização escolar
Teresa Lleixà Arribas e cols.
Formato: 21×28; 396p
Preço: R$ 69,00
Sinopse: No complexo processo que constitui a formação integral do indivíduo, as referências apontadas pela família, pela escola e pelo conjunto de fatores sociais serão eficazes e se converterão em elementos positivos na ação educativa, se levarmos em conta as características e reais necessidades da criança, bem como suas potencialidades e competências para adquirir e consolidar seus conhecimentos a partir das experiências com o meio. A partir desta premissa, Educação Infantil – Desenvolvimento, Currículo e Organização Escolar, dividido em três partes – O descobrimento de si mesmo e Do meio; Expressão e comunicação; Organização escolar -, apresenta propostas educativas bem fundamentadas e de fácil aplicação, oferecendo um subsídio valioso para uma educação de qualidade para crianças pequenas.
A Aprendizagem da Leitura e da Escrita a partir de uma Perspectiva Construtivista
Ascen Díez de Ulzurrun Pausas & colaboradores
Formato: 16×23, 280p.
Preço: R$ 46,00
Sinopse: O propósito deste livro é favorecer, por parte dos alunos, a construção dos conhecimentos lingüísticos próprios da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. São oferecidas atividades seqüenciadas por modalidades de texto, com a intenção de serem suficientemente amplas e variadas para que todos os alunos e alunas possam participar delas. Também pretendem ser funcionais e significativas, com o objetivo de potencializar o trabalho cooperativo e facilitar que os alunos sintam-se protagonistas dos processos de ensino e aprendizagem.
Ninguém ensina sozinho: Responsabilidade Coletiva na Creche, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Françoise Platone, Marianne Hardy e Organizadores
Formato: R$33,00
Sinopse: A construção da escola para todos não pode ser interesse de indivíduos isolados nem apenas de educadores. Estão em jogo as práticas de todos os atores do espaço educativo: os funcionários que intervêm diretamente junto às crianças, os alunos, e também seus formadores, dirigentes e “acompanhadores”. Novas funções e novos papéis estão surgindo e parece oportuno defini-los, experimentá-los e formalizá-los. Este livro reúne trabalhos de um colóquio organizado em Paris, por ocasião dos 30 anos do renomado Centre de Recherche de l’Èducation Spécialisée et de l’Adaptation Scolaire (CRESAS).
Processos de Aprendizagem e Formação Docente
Liliana Tolchinsky, Margarida Ballesteros, Lourdes Brichs, Ángela Camporeale, José Cruz, Xavier Cuberes, Josep Marsé, Lourdes Pedra, Robert Ramos, Dolors Sáez, Marta Sendra
Formato: 16×23; 136p
Preço: R$ 24,00
Sinopse: Quando uma escola toma consciência de que necessita modificar a sua maneira de funcionar e admite revisar, de forma crítica, a sua prática diária, origina-se um processo de aprendizagem que implica mudança nas suas estruturas organizacionais e no seu enfoque didático. Em Processos de aprendizagem e formação docente, uma equipe de professores narra, de maneira ágil e original, o resultado de dez anos de formação da equipe docente. As propostas educativas mostram como é possível romper com a barreira entre a escola e o seu entorno. Os autores deste livro são professores da Escola Rel, centro de educação especial de Barcelona, coordenados por Liliana Tolchinsky.
O Enigma da Competência em Educação
Joaquim Dolz, Edmée Ollagnier & Cols.
Formato: 16×23; 232p
Preço: R$38,00
Sinopse: A noção de competência no âmbito das Ciências da Educação tem provocado intensas polêmicas e numerosas pesquisas, que servem como referenciais para esclarecer seus diversos sentidos. Esta obra apresenta uma abordagem sistemática e atual das diversas concepções presentes no estudo da competência, contribuindo para sua compreensão e questionando seus usos e mecanismos, tanto nos textos pedagógicos, nos programas e currículos escolares como no âmbito da formação profissional e contínua.
Uma pedagogia da Integração – Competências e aquisições no ensino
Xavier Roegirs & Jean-Marie de Ketele
Formato: 17,5×25; 196p.
Preço: R$37,00
Sinopse: Apoiando-se nas recentes pesquisas e nas práticas integradoras em sistemas educativos, este livro desenvolve a problemática da integração dos saberes adquiridos do aluno nos ensinos fundamental, médio e superior. Trata de maneira aprofundada a questão do desenvolvimento das competências do ensino e, de modo mais geral, todos os procedimentos que, por seu caráter integrador, visam dar sentindo às aprendizagens.
11ª Educar – Feira Internacional de Educação
Data: 19 a 22 de maio
Horário: das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Vermelho
Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.
Sobre a Educar e Educador 2004
A 11ª edição da Feira Internacional de Educação apresenta, aos educadores do país, todas as inovações que a indústria da educação oferece ao mercado. Este ano, a exposição traz como novidade a Trilha da Pós, que foi idealizada para atender as necessidades dos educadores que procuram por especialização. Simultaneamente a Feira, será realizado o EDUCADOR- Congresso Internacional de Educação – que tem como foco “O Futuro da Educação e a Educação do Futuro – Temas e Dilemas do Ensino no Século XXI”. Assuntos polêmicos como avaliação, currículo, comportamento, gestão, qualidade, formação de professores, novas metodologias pedagógicas e cultura, serão abordados por mais de 70 conferencistas nacionais e internacionais.