Voltar para sala de imprensa

Artmed Editora lança sete títulos durante Saber 2004

São Paulo, 22 de setembro de 2004 – Uma das mais importantes editoras de educação do País, a Artmed apresenta sete lançamentos durante o Saber 2004 – VIII Congresso e Feira de Educação, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, em São Paulo. A empresa é responsável por obras de renomados autores nacionais e estrangeiros, que abordam as principais linhas teóricas e as propostas pedagógicas mais inovadoras neste campo.

Lançamentos

Ensaios Pedagógicos – Como construir uma escola para todos?
Autor: Lino de Macedo
Formato: 16x23cm, 168p.
Preço: 31,00
Sinopse: O texto de Lino de Macedo é apresentado ao leitor como um ensaio que reúne reflexões a respeito de questões como diversidade, educação inclusiva, prática docente, dificuldades de aprendizagem, projeto curricular, dentre outros temas. Professor titular de Psicologia do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), o objetivo do autor é propor o desafio de se repensar a posição sóciocultural e pedagógica existente nas escolas, incentivando uma discussão mais aprofundada sobre o tema e favorecendo o debate saudável entre os profissionais da educação.

Escolas que Aprendem
Autores: Peter Senge e a sua equipe da Quinta Disciplina (Nelda Cambron-McCabe, Timothy Lucas, Bryan Smith, Janis Dutton e Art Kleiner
Formato: 21x28cm, 336p.
Preço: R$ 67,00
Sinopse: Peter Senge e a sua equipe da Quinta Disciplina escreveram um guia prático para educadores, pais e interessados, no qual apresentam as formas possíveis de recuperar as escolas e o ensino da educação no século XXI – até mesmo nas regiões com piores condições econômicas. Um dos pontos fortes da obra é a descrição de práticas de sucesso em todo o mundo em escolas que tentam reinventar-se usando os princípios da aprendizagem organizacional. O texto foi produzido com base no consenso de que as escolas da atualidade atravessam muitos problemas. “Tais deficiências têm provocado um movimento reacionário de modo a responder, por meio da realização de soluções aplicáveis, possibilidades de mudança do cenário educativo atual”, explica o organizador do título, Peter Senge.

Educação Social de Rua – As bases políticas e pedagógicas para uma educação popular
Autor: Walter Ferreira de Oliveira
Formato: 16 x 23 cm; 224p.
Preço: R$ 36,00
Sinopse: As ruas de São Paulo mostram o retrato da pobreza e da exclusão social. São crianças e jovens morando em caixas de papelão, fazendo malabarismos nos faróis e engolindo fogo em troca de centavos. Essa realidade é vista de uma perspectiva mais ampla pelo brasileiro Walter Ferreira de Oliveira, que aborda em seu novo livro as transformações da vida cotidiana de diversas crianças oprimidas, graças às práticas pedagógicas aplicadas na cidade. Fundamentada na Pedagogia de Paulo Freire, o texto analisa criticamente o trabalho social, comunitário e acadêmico dos educadores sociais de rua e oferece meios de repensar como fazer a pedagogia mais política e a política mais pedagógica.

O Aluno Virtual – Um guia para trabalhar com estudantes on-line
Autores: Rena M. Palloff e Keith Pratt”
Formato: 16×23, 216p.
Preço: R$ 38,00
Sinopse: O título de Rena M. Palloff e Keith Pratt tem o objetivo de orientar os profissionais do ensino a trabalhar com os cursos on-line, modalidade que registrou um aumento de 57% no número de alunos de graduação, segundo a National Center for Education Statistics. Os autores oferecem uma visão geral das questões fundamentais do ensino a distância, apresentando um guia prático para trabalhar em tal ambiente. A proposta da obra é focalizar toda sua abordagem no aluno, de maneira que o leitor entenda que o trabalho do ensino a distância é apenas para facilitar a aquisição do conhecimento e não para ensinar. “O aluno virtual, depois de participar de um determinado curso, é capaz de refletir sobre a diferença na qualidade das relações formadas com o professor, com outros alunos e sobre o processo de aprendizagem conjunta resultante”, argumenta Keith Pratt.

O Projeto Educativo da Escola
Autores: Manuel Álvares e colaboradores
Formato: 13×21; 184p.
Preço: R$ 33,00
Sinopse: Mais um título da Coleção Inovação Pedagógica, o livro elaborado por Manuel Álvares e colaboradores reúne textos que oferecem orientações e experiências práticas sobre a elaboração de projetos educativo e curricular. O texto oferece elementos capazes de apontar diversas possibilidades de enfrentar o período de elaboração de um projeto escolar para uma instituição. Os autores utilizam exemplos práticos desse processo e citam a experiência de muitas escolas.

Escola e Cidadania
Autor: Philippe Perrenoud
Formato: 16 x 23; 184p.
Preço: R$ 32,00
Sinopse: O novo livro de Perrenoud tem como objetivo auxiliar os educadores a lidar com a violência que toma conta das cidades, o individualismo e o enfraquecimento do vínculo social, fatores que influenciam o aumento das expectativas na escola como propulsora da democracia e da cidadania. Os textos reunidos procuram colocar as ferramentas da análise sociológica a serviço de uma visão da cidadania, contribuindo para uma verdadeira reflexão sobre as responsabilidades do sistema educacional perante a sociedade. “A educação para cidadania é um problema de todas as disciplinas, de todos os momentos da vida escolar”, ressalta Perrenoud. Segundo o autor, para que a escola trabalhe com o objetivo de desenvolver a cidadania é preciso abrir mão de algumas coisas, reorganizar as prioridades e levar em conta o conjunto de alavancas disponíveis: os programas, a relação com o saber, as relações pedagógicas, a avaliação, a participação dos alunos, entre outras.

Tramas: Procedimentos para a Aprendizagem Cooperativa
Autores: Carles Monereo e David Durah Gisbert
Formato: 16 x 23 cm; 172 p.
Preço: 32,00
Sinopse: O livro dos espanhóis espanhóis Carles Monereo e David Duran Gisbert trata da aprendizagem colaborativa e cooperativa, recurso muito potente para o ensino compreensivo e de qualidade. Segundo os autores, o corpo docente tem de aprender a utilizar mecanismos que permitam que todos os alunos, independentemente de suas características, sejam capazes de aprender o máximo possível. “A aprendizagem cooperativa é uma metodologia que transforma a heterogeneidade, ou seja, a diferença entre alunos que, logicamente, encontramos em qualquer grupo, em um elemento positivo que facilita o aprendizado”, explica Monereo.

Serviço
Saber 2004 – VIII Congresso e Feira de Educação
Data:
23 a 25 de abril
Horário: a partir das 9h
Local: Palácio de Convenções do Anhembi
Estande da Artmed Editora – nº 46

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: