marca-EDC-2020

EDC Group

Esta é a sala de imprensa da EDC Group. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

A EDC Group √© uma consultoria de RH e outsourcing de servi√ßos especializados. Com mais de 10 anos de atua√ß√£o no mercado, a empresa oferece servi√ßos de Hunting, Tempor√°rios, Outsourcing, BPO e Projetos especiais, para as √°reas de Engenharia, Manufatura, Log√≠stica, Agroindustrial, Telecomunica√ß√Ķes, Servi√ßos e Sa√ļde, visando fornecer o profissional adequado a necessidade da empresa, proporcionando a cada colaborador a oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Com sede em S√£o Paulo (SP) e filiais em Indaiatuba (SP) e Troy Michigan (EUA), a EDC conta com mais de 200 colaboradores para atender clientes como Siemens, Mercedes-Benz, John Deere, AGCO, ZF, entre outros. Saiba mais: www.edcgroup.com.br

Daniel Machado de Campos Neto, diretor-executivo da EDC Group.
Alessandro Domingues Alves, diretor-comercial da EDC Group.

EDC - Grazi

Artigo: O profissional do futuro na era digital

Entenda o que se espera hoje e daqui para frente do profissional ideal

*Por Grazi Piva

Vivemos a Quarta Revolução Industrial, estamos imersos na automatização e a cada dia nascem novas tecnologias com as quais devemos trabalhar. Você já parou para pensar o que é ser um profissional do futuro?

Não importa se você trabalha ou pretende trabalhar na área da tecnologia ou não. Na era digital existem algumas demandas do mercado de trabalho que valem para todo mundo. Afinal, o que mais importa hoje é ter características mais humanas.

Isso mesmo! Al√©m das hard skills, que s√£o aquelas caracter√≠sticas mais t√©cnicas, e j√° que sabemos a import√Ęncia da constante atualiza√ß√£o, as soft skills s√£o as que nos diferenciam das m√°quinas e que brilham os olhos dos recrutadores agora.

N√£o significa que voc√™ precisa parar de investir em capacita√ß√Ķes mais t√©cnicas, muito pelo contr√°rio. Contudo, o profissional do futuro precisa ser estrat√©gico para investir seu tempo nas habilidades t√©cnicas e sociais que de fato fazem sentido.

O futuro do trabalho na Am√©rica Latina: profiss√Ķes v√£o deixar de existir

Um estudo da Accenture, empresa multinacional de consultoria de gest√£o, tecnologia da informa√ß√£o e outsourcing, sobre o trabalho na era das m√°quinas inteligentes apontou que um a cada quatro trabalhadores na economia formal da Am√©rica Latina, ou cerca de 38 milh√Ķes de pessoas, est√° em cargos com alto potencial de automa√ß√£o. Sendo que cerca de 43% est√£o na categoria de m√©dia probabilidade de automa√ß√£o.

Para chegar nesses resultados, a consultoria analisou qual era a porcentagem de tempo que um trabalhador gasta em atividades de rotina, que s√£o as que possuem mais possibilidade de serem feitas por um rob√ī.¬† A estimativa do estudo aponta que os trabalhadores que passam no m√°ximo 25% do tempo em tarefas de rotina, s√£o os menos expostos a possibilidade de perder seus postos para m√°quinas.

10 habilidades do ‚Äėprofissional do futuro‚Äô de 2020

O World Economic Forum (WEF) apresentou um estudo, em 2016, sobre o futuro do perfil profissional. Esse documento classificou as 10 principais habilidades mais importantes para lidar com os desafios até 2020. Sendo elas:

1. resolução de problemas complexos;
  2. pensamento crítico;
  3. criatividade;
  4. gestão e liderança de pessoas;
  5. coordenação e organização;
  6. inteligência emocional;
  7. capacidade de tomada de decis√£o objetiva e intuitiva;
  8. orientação para servir;
  9. Negociação;
  10. flexibilidade cognitiva.

No entanto, vale destacar que como vivemos em um mundo em constante mudança, principalmente quando o assunto é tecnologia, essas demandas podem mudar em até dois anos. Talvez, em um ano, alguma dessas habilidades listadas pode não fazer mais sentido. Por isso, uma grande habilidade não citada no estudo, é a capacidade de se manter sempre atualizado sobre o mercado de trabalho e, principalmente, sobre a sua área de atuação.

Competências fundacionais e renováveis

Segundo outro estudo feito pela Accenture em 2017, intitulado de New Skills Now: Inclusion in the Digital Economy, as principais competências do profissional do futuro devem ser fundacionais e renováveis.

As fundacionais são aquelas competências de base. Compreendendo a lógica de uma competência fundacional, você consegue aprender outras competências técnicas com mais facilidade.

√Č importante frisar que as compet√™ncias fundacionais s√£o exclusivamente humanas e duram mais do que as habilidades t√©cnicas, que podem se tornar in√ļteis rapidamente.

De acordo com o estudo, as compet√™ncias s√£o denominadas ‚Äúfundacionais‚ÄĚ, pois permitem que os trabalhadores compartilhem ideias, colaborem e solucionem problemas. Essas habilidades¬†s√£o cruciais para o modo como as organiza√ß√Ķes realizam seus trabalhos, permitindo aos colegas colaborar e compartilhar informa√ß√Ķes rapidamente.

Já as competências renováveis dizem respeito às competências técnicas, pois precisam de constante atualização. Por exemplo, uma determinada linguagem de programação é essencial para um desenvolvedor, mas amanhã pode estar obsoleta. Se esse desenvolvedor não renovar suas habilidades técnicas constantemente, vai ficar para trás.

Nova taxonomia das habilidades

Este mesmo estudo da Accenture, de 2017, também listou e deu nome para seis competências que precisam fazer parte da bagagem dos profissionais do futuro na era digital, ou seja, aqueles que não vão perder seus postos para máquinas por estarem renovando e aprimorando seus conhecimentos.

Confira:

1. Aplicar We’q: interagir, construir relacionamentos e mostrar a autoconsciência necessária para trabalhar de forma eficiente com os outros, pessoal ou virtualmente;
  2. Criar e Resolver: abordar a resolução de problemas de forma criativa, usando a empatia, a lógica e o pensamento inovador;
  3. Cultivar uma mentalidade de crescimento: permanecer relevante, aprender e crescer de forma contínua e se adaptar às mudanças;
  4. Desenvolver conhecimento técnico: conhecimento para usar e criar tecnologias e dados;
  5. Aprender a ganhar: competências fundacionais para conseguir trabalho e estar pronto para a força de trabalho,
  6. Especializar-se para o trabalho: competências alinhadas com as prioridades do mercado local e as necessidades setoriais.

Em resumo, o profissional ideal criado pelo estudo √© uma pessoa muito antenada e proativa, que sempre busca mais informa√ß√Ķes e conhecimento e tem capacidade de tirar ideias do papel.

O que é ser um profissional de futuro na era digital?

Ser o profissional do futuro nesta era digital é ser resiliente, saber se adaptar, se relacionar com diferentes pessoas e ter a mentalidade de crescimento e estudo contínuos. Afinal, o que você aprende hoje pode ser descartável amanhã.

Al√©m disso, entender quais s√£o as habilidades que te fazem diferente e melhor do que uma m√°quina no que voc√™ faz √© essencial. Saber quais s√£o os conhecimentos que voc√™ precisa adquirir para estar sempre √† frente dos rob√īs tamb√©m √© muito importante. E, como citado anteriormente, sem deixar de lado a necessidade de sermos mais humanos para sobreviver no mercado de trabalho.

Com todo esse panorama de dados e apontamentos expostos neste artigo, pudemos conhecer um pouco mais sobre o que se espera hoje e daqui para frente do profissional ideal. Mas, lembre-se, amanh√£ alguma coisa pode e vai mudar.

EDC - Grazi

*Grazi Piva é Diretora-Executiva de Desenvolvimento de RH e Pessoas da EDC Group.

Empresa: EDC Group

Site: https://www.edcgroup.com.br/

• Este campo √© para fins de valida√ß√£o e n√£o deve ser alterado.