Voltar para sala de imprensa

Aromaterapia é alternativa para trazer bem-estar a cães e gatos – Diário de Curitiba

Diário de Curitiba – 07/07/2022

As vantagens dos óleos essenciais não é uma exclusividade dos humanos, os animais também podem ser beneficiados por esse tipo de tratamento, principalmente cachorros e gatos. Extraídos de plantas, flores e frutos, os óleos essenciais possuem diversos benefícios e sua absorção se dá pelo olfato e através da pele. Assim, podem ser inalados, aplicados topicamente ou via banhos aromáticos.

“Seu mecanismo de ação é simples: após o início da terapia com o óleo essencial, acontece o estímulo e liberação de substâncias químicas no cérebro, o que, consequentemente, permite a regulação de várias funções do organismo. Por este motivo, pode se afirmar que, a utilização de óleos essenciais na medicina veterinária auxilia na manutenção da saúde e qualidade de vida dos animais”, explica Renata Piazera, farmacêutica e CEO da Fórmula Animal ― rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária, que produz medicamentos voltados à saúde animal de forma personalizada.

Indicações e aromas mais utilizados

A aromaterapia para pets é indicada em diversos tipos de situação, como enjoo, ansiedade, estresse e fadiga, entre outros. Os óleos podem ser manipulados em forma de gotas, roll-on ou difusor, em farmácias de manipulação veterinária. Dentre as diversas opções de óleos essenciais, cinco ganham destaque no tratamento dos pets: lavanda, laranja doce, hortelã-pimenta, gengibre e capim-limão.

De acordo com Renata, o óleo de lavanda possui propriedades calmantes e relaxantes, e é ótimo para minimizar a ansiedade e o estresse. “Com perfume cítrico e propriedades calmantes, o óleo de laranja doce é uma excelente opção para acalmar a mente e aliviar sentimentos de irritação. Já o óleo essencial de hortelã-pimenta, é indicado para aliviar a tensão mental e a fadiga, além de ser eficaz para enjoos, pois reduz a sensação de náuseas. Outra opção muito boa para tratar enjoo é o óleo essencial de gengibre, principalmente quando é associado ao hortelã-pimenta”, afirma.

Por fim, o capim-limão ― conhecido mundialmente como lemongrass ― destaca-se pelo alto teor de óleo essencial em suas folhas. Entre suas propriedades terapêuticas estão a ação analgésica, anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, sedativa, digestiva, antirreumática, calmante, antitérmica, antiespasmódica, antimicrobiana, além de atuar como repelente de insetos.

Cuidados para aplicação

Já em relação aos cuidados de aplicação da terapia, a CEO da Fórmula Animal ressalta que os animais possuem o olfato muito mais apurado que os humanos, assim como sensibilidade de pele. Por isso, os óleos essenciais não devem ser utilizados no rosto, nos olhos e no nariz. O ideal é que a aplicação seja feita na parte interna das orelhas ou na nuca do pet, dando preferência para a região com menos pelo. Além disso, é importante sempre buscar uma farmácia de manipulação qualificada, para que o produto seja preparado na dosagem certa, de acordo com a necessidade do animal.

“Os óleos essenciais devem ser usados com muita cautela. Eles são seguros desde que sejam preparados com a concentração permitida para cada espécie, no caso de blends em roll-on. Outro ponto é em relação à exposição do pet ao difusor de óleo essencial. É de extrema importância que se verifique a indicação do óleo e do tempo de exposição permitido para cada espécie, caso contrário, a terapia pode ter o efeito contrário e ser prejudicial ao animal. A aromaterapia em difusor nunca deve ser feita em ambientes fechados, deve-se sempre deixar uma ‘área de escape’, para que o animal consiga sair do local, caso se sinta mal”, orienta Renata.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: