Voltar para sala de imprensa

Alternativas para avaliar o aprendizado do aluno é tema de palestra

São Paulo, 15 de Julho de 2004 – Existem divergências entre as concepções e instrumentos utilizados pelas escolas brasileiras para verificar se o aluno compreendeu ou não o conteúdo transmitido em sala de aula. Com o objetivo de discutir a evolução do sistema de avaliações e sua finalidade no processo educativo o Pueri Domus Escolas Associadas realiza no próximo dia 30 de Julho o evento “Avaliação por uma Práxis Transformadora”.

Os destaques do encontro serão as apresentações do educador português José Pacheco, diretor da Escola da Ponte, e do professor Celso Vasconcelos, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Na ocasião, os participantes poderão trocar experiências, discutir os métodos existentes e sugerir novas alternativas.

O ciclo de palestras faz parte do programa Encontro de Formação Contínua que o grupo oferece a educadores e pedagogos ao longo do ano, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino.

Case inovador
Os resultados do processo da avaliação diferenciada aplicada na Escola da Ponte será o tema da palestra de José Pacheco. Há quase 30 anos, esta escola do ensino básico da rede pública do país, chama a atenção por adotar procedimentos que fogem ao padrão vigente de ensino.

Não há séries, ciclos, turmas, anos, manuais, teste e aulas. Os alunos se agrupam de acordo com seus interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa. Há também os estudos individuais, depois compartilhados com os colegas. Os estudantes podem recorrer a qualquer professor para solicitar suas respostas e se eles não conseguem responder, os encaminham a um especialista.

Reflexão
A proposta da apresentação de Celso dos Santos Vasconcellos é promover uma reflexão sobre a avaliação, destacando sua finalidade no processo educativo. Segundo o professor, embora processo de ensino e aprendizagem esteja sempre em debate, observa-se um afunilamento no que se refere à avaliação. “Existem contradições entre as teorias e as práticas pedagógicas”, observa.

O professor Celso dos Santos Vasconcellos é doutor em didática pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pedagogo.

Serviço
Evento:
Avaliação por uma Práxis Transformadora
Data: 30 de Julho
Horário: das 8h30 às 16h
Local: Escola Pueri Domus
Endereço: Rua Verbo Divino, 993 A – Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
Informações: (11) 5183-6999 ou www.pdea.com.br.

Sobre o Pueri Domus Escolas Associadas
O Pueri Domus Escolas Associadas é uma associação formada por um grupo de 150 escolas, localizadas em 18 Estados do Brasil. Essa parceria se efetiva pela utilização de publicações pedagógicas especialmente elaboradas para adoção das escolas associadas, nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além da utilização dos livros, os associados participam de encontros de formação contínua e recebem assessoria nas escolas, desenvolvendo a troca de experiências e a reflexão sobre suas práticas. São organizados, ainda, encontros com pais e alunos associados, com o objetivo de aproximá-los e de criar espaços para discussão de suas necessidades.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: