Easy Training chega ao mercado com a proposta de oferecer cursos de qualificação para profissionais da área de informática e universitários, além de programações sob demanda para empresas
São Paulo, 17 de dezembro de 2003 – Manter elevado padrão de competitividade exige de uma empresa um quadro de funcionários cada vez mais qualificado e atento às evoluções do mundo tecnológico. Para auxiliar nesse processo de atualização, a Easy Training chega ao mercado como o primeiro centro de treinamento em informática de Alphaville focado no mercado corporativo. O público-alvo da instituição é formado por empresas, profissionais da área de informática e universitários.
“O objetivo é atender um mercado em constante rotatividade, oferecendo às companhias e profissionais o conhecimento necessário para alcançar a melhoria no desempenho e na produtividade das equipes, além de trazer resultados concretos aos negócios”, acrescenta Potyra Tamoyos, diretora de comunicação da empresa.
A instituição oferece cursos nas áreas de Aplicativos, Internet, Linguagens de Programação, Computação Gráfica, Sistemas Operacionais e Redes e conta com a parceria e o patrocínio de empresas como Pinnacle Systems e Samsung e instituições de ensino como Mackenzie, Europan e Unifieo.
Alphaville alia tecnologia e serviços
Segundo Potyra Tamoyos, a escolha de Alphaville foi estratégica. “A Easy Training chega para atender a necessidade das diversas companhias localizadas na região, que empregam profissionais altamente qualificados”, observa. De acordo com dados da Sociedade Alphaville Centro Industrial e Empresarial (Sacie), o bairro concentra 2,5 mil empresas sendo que, desse total, 1,5 mil são micro e pequenas. As outras são de médio e grande porte, com mais de 100 funcionários cada.
“O bairro está diretamente relacionado ao mercado de trabalho”, enfatiza Potyra. Entre moradores e aqueles que vem a Alphaville em busca de oportunidade, 130 mil pessoas transitam todos os dias pelas ruas do bairro.
Além disso, a instituição tem como meta atender os moradores. Hoje, 72% das casas possuem dois computadores. Ao todo são cerca de 20 mil equipamentos residenciais, distribuídos entre uma população de 40 mil. “Isso mostra que o perfil da população local é diferenciado. A maioria das pessoas que vive em Alphaville acessa a Internet, tem interesse em informática e busca ampliar seus conhecimentos na área”.
Cursos sob demanda para empresas
Além da programação fixa de cursos, que vai do básico ao avançado, a escola oferece uma programação sob demanda. As aulas são planejadas de acordo com a necessidade de cada empresa. “Através de iniciativas educacionais voltadas para o pleno conhecimento de ferramentas de informática, procuramos, em primeiro lugar, proporcionar autonomia aos clientes, com treinamentos dirigidos e alinhados com as tendências empresariais e tecnológicas”, esclarece o coordenador de cursos da Easy Training, Luiz Edson dos Reis.
Os cursos são intensivos, práticos e adequados ao perfil de cada organização, visando capacitar o treinando a utilizar rapidamente os conceitos apresentados. “Nós já preparamos cursos exclusivos de SPSS, Java, XML, UML, . NET, entre outros”, completa o coordenador.
Mas não só para as empresas a Easy Training foca o seu plano de ensino. De acordo com Reis, muitos profissionais que estão buscando uma vaga no mercado de trabalho precisam alcançar um determinado perfil. Dados da Catho, empresa de recursos humanos, mostram que no Estado de São Paulo há 3.365 vagas de emprego na área de informática. Para Reis, as linguagens Java e. Net são as mais exigidas pelas empresas na hora de selecionar profissionais. “Com certeza esses dois quesitos são determinantes para contratação”, salienta.
Pedagogia de Projetos facilita aprendizado
Para facilitar o aprendizado, a escola optou por uma metodologia de ensino baseada na Pedagogia de Projetos, que valoriza a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada trabalho. “Despertamos nos alunos um senso de autonomia. Trata-se de uma atividade intencional, mediada pelo professor, como pesquisador que apreende as características do grupo em que atua e pode orientar a seleção de informações necessárias para a construção do conhecimento”, observa Reis.
Ao educador compete resgatar as experiências dos alunos, auxiliá-los na identificação e solução dos problemas, propor a reflexão sobre as ações na tentativa de concretizá-las. “Trata-se de uma ação coletiva envolvendo educador, educando, instituição e comunidade, a fim de desenvolver ações para o saber, saber fazer e saber ser”, resume.
O material adotado é a bibliografia sugerida pelos professores. Dependendo do curso, a escola utiliza apostila, que é desenvolvida exclusivamente para aquela área. “Normalmente, esses recursos didáticos apostilados são muito limitados. Por isso fizemos questão de deixar que aluno vá além daquilo que está programado. A nossa idéia é direcionar a pesquisa, tanto em sites quanto nos livros, para que ele não perca tempo e saiba solucionar o problema de imediato”, reforça o coordenador.