A importância do controle de informações para a gestão das empresas - Trama
Voltar para sala de imprensa

A importância do controle de informações para a gestão das empresas

Por Leandro Rodriguez Torres*

Só se pode gerir aquilo que se controla. Com essa máxima em mente, já começo este texto convidando o leitor a refletir sobre a importância da recuperação de informações para a gestão de empresas. Para tanto, inicio este exercício elencando quais os tipos de dados que podem ser resgatados, para necessidades específicas e que atendam ao perfil do negócio.

Recuperar informações é processo relevante para toda a governança da empresa. Em um grande negócio, sabemos que os gestores das diferentes áreas lidam com informes não só sobre suas ações, mas também sobre parceiros, fornecedores e clientes. Em todos os casos, no entanto, as fontes devem ser especializadas em cada um dos pontos, além de confiáveis e públicas. 

Os exemplos abrangem os vários setores das empresas. No departamento de compras, deve-se ter um controle dos fornecedores, saber quem ele é, o que se fala dele e, principalmente, se tem problemas judiciais – o que pode levar à falência e comprometer a capacidade de pagamento e, por consequência, a de entrega. São comuns os casos de vendas que nunca chegam ao comprador, pois o fornecedor não cumpre o contrato por má-fé ou impossibilidade financeira ou de produção.  

Para a área jurídica, com todas as suas especificidades, as informações devem vir dos diários oficiais e diários de justiça, origem oficial e de confiabilidade garantida. A recuperação de dados, para esse setor, vai além de ser informado sobre processos de clientes, abrange também a agilidade em se obter dados sobre decisões judiciais, leis e recursos, tornando o trabalho dos profissionais do direito mais eficiente. Nesse setor, existem soluções específicas, que são sistemas automatizados de busca segmentada. 

No setor de comunicação, deve-se resgatar o que a imprensa e as mídias sociais falam sobre a empresa. O monitoramento é imprescindível para evitar crises de imagem da companhia, assegurando que ela possa responder a qualquer crise que ameace acontecer. O controle da reputação online da empresa também dá oportunidade de interação com os consumidores: estratégias de campanhas virtuais, com sua respectiva mensuração de resultados.

Outro destaque é para a indústria bancária, na qual se deve conhecer tudo o que acontece com seus clientes. Essa demanda ocorre em razão do compliance, o qual diz que as empresas do setor não podem conceder empréstimos para suspeitos de crimes financeiros. A regra vai além de simples questão de ética, pois também é regulado pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM). O fato torna a importância do dado não apenas financeiro, encontrando assim o controle legal, com suas respectivas penalidades administrativas e penais.

A recuperação de informações, portanto, abrange a responsabilidade social do negócio. Com a interpretação correta dos dados, a empresa consegue acertar seus processos nas áreas trabalhista e ambiental, evitando assim problemas internos e com seus terceiros, já que a empresa é responsável subsidiariamente por seus prestadores de serviços.  

Trata-se, enfim, de um investimento estratégico para as empresas, que, para otimizar seus processos e aumentar a qualidade dos seus serviços, precisam conhecer a fundo suas realidades, tendo assim condições de transformá-las da maneira mais inteligente e eficaz possível. 

*Leandro Rodriguez Torres é diretor de pesquisa e desenvolvimento da Kurier, empresa especializada no desenvolvimento de soluções voltadas à recuperação de informação e geração de conteúdo, e tem 21 anos de experiência nas áreas de análise e gestão.

Sobre a Kurier
A Kurier é uma empresa embarcada no Porto Digital, maior parque tecnológico do País, e tem experiência em soluções que contribuem para a otimização do trabalho de profissionais das áreas Jurídica, de Análise de Risco e de Marketing, a partir de sistemas de busca com armazenamento dos dados em nuvem, atualização diária dos conteúdos e alto grau de inteligência nos filtros para pesquisa. 

O portfólio de clientes da Kurier inclui empresas como como Gerdau, Natura, Grupo Votorantim, Coca-Cola, Caixa Econômica, Petrobras e 11 dos 15 maiores escritórios de advocacia do Brasil, segundo revista Análise.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: