Voltar para sala de imprensa

A arte digital de Ariel Severino é tema do novo cenário do programa Metrópolis na TV Cultura

O programa Metrópolis, da TV Cultura, estréia hoje cenário ilustrado pelo famoso artista plástico uruguaio Ariel Severino. A “pintura digital” é um estilo inovador criado por ele. Computador, tablett da Wacom, câmera digital, impressora de grande formato e muita criatividade foram os instrumentos necessários para realizar a sua obra. O trabalho do artista poderá ser visto de segunda a sexta-feira, das 22:00 às 22:30h, na emissora.

Os recursos digitais presentes na arte de Ariel Severino aprimoram seu trabalho, trazendo interatividade ao incluir som e vídeo aos quadros, que podem ser apreciados com um pocketpc em mãos. Na última semana, encerrou sua mostra “Viagem Primordial” no Museu Brasileiro de Esculturas (MUBE) com sucesso total.

Precursor da “pintura digital”, o artista usa o Photoshop para “pintar” suas imagens que, depois de finalizadas são impressas em tela por uma impressora designjet da HP e apagadas da memória do micro para que se tornem únicas. Em seus quadros é explícito o envolvimento com a tecnologia e a comunicação, já que muitos deles contém objetos high-tech. “No processo da minha pintura digital, os seres de uma nova saga da humanidade nascem de esboços sobre papel, que são digitalizados e inseridos num arquivo base do meu computador”, explica Ariel.

Sobre Ariel Artigas Severino
O artista plástico e designer nasceu no Uruguai e desde 1974 está radicado em São Paulo. Precursor da “pintura digital” no mundo, ele mostra uma solução plástica de força que transcende à impressão de um efêmero modismo. Ariel expõe a sua “Viagem Primordial” para disseminar o novo, tocar o mundo, alcançar o grande público e mais uma vez, reforçar sua contribuição de forma consciente, séria e duradoura.

O uruguaio parte do esmalte sobre metal, técnica que usava em sua adolescência e evolui para o desenho preto & branco – experiência que lhe valeu as primeiras exposições individuais e a presença em coleções e salões internacionais. Intervenções com aerógrafo e nuances das pinturas de cavalete com tinta acrílica expõe personagens com o perfil que povoa seu atual e binário processo digital.

Sobre a Wacom Technology
A Wacom Technology é uma companhia japonesa fabricante de mesas gráficas. Em 1988 desenvolveu e introduziu no mercado a primeira caneta digitalizadora sem fio e sem baterias do mundo. A partir de então, iniciou uma trajetória de sucesso, com pesquisas e desenvolvimentos, recebendo mais de 52 prêmios editoriais por inovação. Hoje, a Wacom está posicionada entre as maiores fabricantes mundiais de mesas gráficas. Mais de dois milhões de profissionais – entre fotógrafos, artistas e designers – ao redor do mundo utilizam seus produtos. Sua linha de soluções inclui as mesas gráficas Graphire2, Intuos2 e Cintiq15x e Cintiq 18sx. A Wacom é representada no Brasil pelas distribuidoras Tablett e Johe.

Descrição:Tela “Memória Digital” de Ariel Severino realizada com a técnica “pintura digital” desenvolvida pelo artista plástico uruguaio.

Tamanho: 575 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: