São Paulo, 09 de setembro de 2004 – Num mercado onde a oferta é maior que a procura, a necessidade de captar alunos passa a ser a principal meta de qualquer instituição de ensino superior. Entretanto, muitas ainda estão apegadas aos métodos tradicionais de marketing e acabam investindo muito para alcançar os seus objetivos. Uma pesquisa realizada pela CM Consultoria durante o mês de junho desse ano mostrou que 62% das universidades gastam de 50% até 100% de seu orçamento de marketing para anúncios publicitários em mídias de massa.
“Isso vai contra os novos conceitos de marketing direto, de segmentação e nichos”, avalia Carlos Monteiro, presidente da CM Consultoria. O levantamento aponta ainda que 92% das Instituições de Ensino Superior (IES) destina até 10% de sua verba para o marketing direto. “Melhor ainda: 42% dos entrevistados dizem não investir um centavo em marketing direto, onde pressupõem-se relacionamento”, acrescenta Monteiro.
Outro dado importante é que 23% das IES não gasta com promoção. Do restante, 69% destinam entre 1% até 10% de sua verba para essa ferramenta. “A realidade das universidades está na contramão de todas as tendências, que apontam para uma migração acentuada dos orçamentos de marketing para eventos. Essa informação é ainda mais alarmante para uma empresa de serviços educacionais, onde os eventos acadêmicos fazem parte da essência do exercício da venda e execução do produto”.
A falta de investimento em pesquisas internas ou de mercado por parte das universidades é outro ponto levantado pela CM Consultoria. Cerca de 46% das IES não gasta nem um centavo do seu orçamento para esse fim. “Sem pesquisa é impossível traçar qualquer indicador. De uma forma geral, os resultados mostram que falta profissionalismo no segmento do marketing para as universidades, pois a maioria afirma possuir um planejamento adequado sem, contudo, conhecer e entender suas ferramentas”, avalia Monteiro.
“É preciso saber definir o foco e direcionar os investimentos”, salienta o presidente da CM Consultoria. Segundo ele, as empresas que não conseguirem agir dessa forma perderão cada vez mais espaço para a concorrência. O faturamento do setor educacional é de cerca de R$ 12 bilhões e em torno de 10% desse valor é o que se investe em marketing.
Sobre a CM Consultoria
A CM Consultoria oferece suporte para instituições de ensino superior, no planejamento, elaboração e instalação de novos cursos e para o recredenciamento dos já instalados. Com escritório central em Marília-SP, desde 1988, a empresa é especializada na organização e implementação de Universidades, de Centros Universitários e outras IES, orientando os clientes sobre as novas exigências da legislação e do mercado, que se mostra cada vez mais competitivo. Com freqüência a CM realiza seminários, voltados para a maior capacitação das IES, com a participação de profissionais atualizados e considerados agentes de transformação da sociedade. Além disso, está apta a realizar auditorias e implantar programas de Qualidade Total no ambiente educacional, promovendo, em parceria com a sua equipe, a instalação do sistema de avaliação continuada de resultados.