Objetivo
Anualmente, o HC realiza um planejamento estratégico que envolve cerca de 250 lideranças de todas as suas áreas, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar processos, abordando diversos eixos temáticos, entre eles, o de Comunicação.
Nesses encontros, é recorrente a afirmação de que as iniciativas empreendidas pela área de Comunicação nem sempre conseguem ser efetivas junto aos perfis tão heterogêneos de públicos internos.
Desta forma, era preciso construir um projeto capaz de não só organizar e melhorar processos e ferramentais de Comunicação Interna mas, também, criar e manter a cultura do HC coesa, enfrentando a complexidade dos inúmeros perfis de colaboradores, despertando em cada um deles o orgulho de pertencer e tornando tangível a prática dos valores no dia a dia da instituição.

Desafios
Diagnóstico
Diagnosticar os perfis de consumo de informação e entretenimento por parte dos colaboradores do Complexo HC, identificando o grau de aderência aos canais vigentes da matriz e a necessidade de
atendimento a novas demandas;
Matriz de CI
Revitalizar a matriz de comunicação interna do Complexo HC, visando à ampliação do engajamento dos colaboradores aos pilares de cultura organizacional e às estratégias de gestão definidas pela liderança;
Política de Comunicação Corporativa
Desenvolver nova Política de Comunicação Corporativa para todas as unidades do Complexo HC, com segmentação de mensagens por canal e por público;
Comitê Central de Comunicação Interna
Implantar Comitê Central de Comunicação Interna, bem como a rede de multiplicadores do HC com o objetivo de despertar e ampliar o senso de pertencimento, conferindo maior protagonismo
às ações e empoderamento aos influenciadores internos.
Estratégia

Coconstrução
Com a necessidade de engajar lideranças e capacitar os agentes de comunicação interna (ou influenciadores) do Complexo HC, optamos por investir em processos de inteligência e narrativa coletivas.

Humanização e Protagonismo
Mais do que diagnosticar, era preciso despertar uma comunicação que, primeiramente, fizesse sentido ao coração e à mente dos mais variados públicos (entre médicos, enfermeiros, residentes, estudantes, auxiliares administrativos e, principalmente, às médias e altas lideranças). Deixar de lado uma comunicação institucional, mais burocrática e entrar de era da humanização e do protagonismo autoral.

Accountability
Também era necessário criar lastros para essa comunicação nascente, fazendo com que todos se comprometessem de fato com o novo modelo de gestão do Complexo HC, acreditando nele e se tornando “guardiões” de sua governança.
Estratégias e Ações Táticas
Resultados
colaboradores participaram do diagnóstico
entrevistas qualitativas com lideranças e agentes de CI
agentes de CI capacitados
de treinamentos com lideranças e agentes de CI
Cases
Feitos com muito engajamento...