CHS Sharepoint – Case de Comunicação Interna

Cenário

A CHS (CENEX HARVEST STATES) Inc. é uma cooperativa americana, fundada em 1929, propriedade de agricultores, pecuaristas e proprietários de cooperativas nos Estados Unidos.

Seu foco é ajudar os proprietários a crescer, por meio de negócios em energia, grãos, alimentos e ingredientes, refinarias de petróleo, plantas de processamento, cooperativas e lojas de varejo. Também entrega soluções empresariais que incluem seguro financeiro e serviços de gerenciamento de riscos.

Hoje, a CHS conta com 950 cooperativas, 75 mil produtores e 20 mil acionistas. No mundo todo, são mais 11 mil colaboradores presentes em 25 países. No Brasil desde 2003, a CHS está presente em 16 cidades de diferentes regiões, com sua matriz em São Paulo (SP). Em 2011, a empresa ampliou seus negócios para o Cone Sul e também está presente na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Os negócios na região englobam: originação de grãos, trading, insumos agrícolas e soluções financeiras que, juntos, movimentam em média, mais de 5 milhões toneladas de grãos por ano.

 

Desafios

A CHS utilizava seu Sharepoint apenas como um depositório de conteúdo de suas áreas de negócios e departamentos. Não havia qualquer interação entre os colaboradores e times por meio da ferramenta. No dia a dia, a comunicação da companhia era feita por meio de e-mails marketing, newsletter semanal e, eventualmente, cartazes (murais) espalhados nas unidades produtivas (armazéns), em regiões longínquas do Brasil.

Os canais e peças cumpriam com eficiência o papel de informar, mas não permitiam a interação entre os colaboradores, tão pouco estimulavam o desenvolvimento de um ambiente colaborativo e inovador, dois importantes pilares da cultura organizacional da CHS em toda a América do Sul.

Então, era preciso organizar o pensamento e a produção coletiva de conteúdos, em uma única plataforma, de modo a trabalhar a conexão dos colaboradores a esta.

Protagonismo e Interação

Em uma era marcada pelas redes sociais e o crescente uso de aplicativos sobretudo na comunicação corporativa, que têm os usuários como grandes protagonistas de suas ações, os funcionários sequer podiam participar ativamente da construção dos conteúdos divulgados pela CHS no seu dia a dia. Para manter ativo o interesse pela comunicação estratégica, em uma era de transformações comportamentais, tornou-se fundamental para a CHS reestruturar sua intranet.

Hub de Comunicação

Mas havia outro desafio: a companhia não tinha recursos disponíveis para seguir com essa empreitada. Tampouco a área de TI tinha tempo e recursos para trabalhar com vistas ao desenvolvimento desse projeto. Então, por que não reestruturar o Sharepoint da empresa e transformá-lo em um hub de comunicação a permitir a efetiva interação e a participação dos colaboradores na comunicação da companhia, empoderando as pessoas?

Estruturação e Gestão

Conduzir, dentro do contrato de atendimento vigente com a Trama Comunicação, a estruturação e gestão do Sharepoint, de modo que ele se assemelhasse a um portal de conteúdo, com homepage, matérias em destaque em um carrossel organizado segundo editorias/seções, com forte
apelo para o audiovisual (vídeos e podcasts).

Estratégias e Ações Táticas

O Sharepoint em Ação

Desde setembro de 2019, todos os colaboradores podem acessar a intranet de qualquer computador ou pelo aplicativo do Sharepoint no smartphone, conferindo as informações da CHS a qualquer hora e de qualquer lugar, em tempo real, compartilhando saberes, experiências e cases de sucesso.

Além disso, semanalmente, como forma de reforçar a divulgação de parte dos conteúdos veiculados na plataforma, são realizados disparos de newsletters via e-mail.

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Interatividade e Reconhecimento

Facilidade no acesso não é o único diferencial do novo Sharepoint da CHS. Ele também se tornou o espaço para a participação ativa dos colaboradores na comunicação da empresa, a começar pelos temas das matérias, que muitas vezes são sugeridos por eles.

Fazer da ferramenta uma rede social foi mais um dos desafios cumpridos. Por isso, todos os textos contam com espaços para curtidas, compartilhamentos e comentários.

É possível parabenizar profissionais que participaram de projetos bem-sucedidos,
por exemplo, marcar pessoas interessadas em fazer parte de um treinamento da empresa ou simplesmente comentar algo interessante sobre qualquer conteúdo apresentado.

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Escuta Ativa e Laços Fortalecidos

Os textos do Sharepoint também são complementados por vídeos produzidos pelos próprios colaboradores da empresa com temáticas como: “Retrospectiva de 2019 e Expectativas para 2020” e “Conheça o meu trabalho”.

Há, ainda, editorias em que os conteúdos são totalmente produzidos pelos funcionários. Uma delas é o “Podcast CHS”, em que um gestor grava um áudio contando um pouco do cenário atual da companhia sob o ponto de vista da
sua área de negócio.

Também são publicadas pesquisas de opinião sobre as iniciativas da CHS, envolvendo os mais variados temas: campanhas de endomarketing, eventos de ativação, rodas de conversa, treinamentos e ações de capacitação etc. Isso colabora para que a área de Comunicação tenha um feedback de suas ações empreendidas, mostrando-se aberta à calibragem de rotas e projetos.

Resultados

10 MIL

Número médio de visitas mensais ao novo Sharepoint da CHS

1.120

Comentários realizados pelos colaboradores nas postagens veiculadas desde o lançamento da plataforma

4.010

Número de curtidas em relação aos conteúdos postados desde o lançamento do Sharepoint

24

Vídeos protagonizados, desde o lançamento da plataforma, pelos colaboradores na seção “Conheça o meu trabalho”

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