Votorantim Cimentos: case de Comunicação Interna

Objetivo

A Votorantim Cimentos é uma multinacional brasileira com mais de 15 mil funcionários em 14 países.

Na empresa, o tema segurança é tratado como uma prioridade e deve sempre vir acima de qualquer outra atividade. Por isso, anualmente, é realizado o Global Safety Day, uma campanha global em que todos são incentivados a conversar sobre o que pode ser feito para melhorar e também para reforçar seus compromissos com a segurança.

Na edição 2018 da campanha, o catalizador das atividades foi em torno do conceito de accountability, ou seja, a responsabilidade de cada um pelos indicadores de segurança da empresa, independente do setor ou cargo. Aumentando o protagonismo sobre o tema, buscou-se contribuir para a meta de zero acidentes na companhia.

Ideia Central

Todos somos protagonistas na criação do mundo a nossa volta, principalmente em se tratando de segurança. Somos responsáveis pelo o que fazemos ou deixamos de fazer e essas ações geram impacto sobre nós, sobre nossos colegas e sobre os resultados da empresa.

 

Estratégia

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Público-Alvo

Líderes e colaboradores de todas as unidades no Brasil e no mundo.

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Planejamento

A ação teve três frentes de atuação prioritárias:

1) Face to face: a tradicional videoconferência global e Brasil com todos os líderes regionais e cascateamento local;
2) Digital: utilização da plataforma Workplace para gerar interação em todas os níveis e fomentar a discussão;
3) Ambientação: materiais promocionais e experienciais para todas as localidades.

Conceito Criativo

Despertar para uma ferramenta que todos temos à disposição e que pode ser a diferença entre deixar um acidente acontecer e evitá-lo: prestar atenção ao seu redor e estar atento a cada ação e decisão. O “call to action” defende que todos podem e devem participar ativamente da construção de programas que visam o bem-estar e a segurança de todos e que essa atividade é de responsabilidade de todos (e não só da liderança).

Desafios

A empresa propôs o desafio de não somente despertar para a responsabilidade de cada um sobre a segurança, como também de fazer isso de uma forma global, de forma a atingir todos os países no que se refere a aspectos da identidade cultura de cada um deles, incluindo o idioma.

Outra particularidade é que as ações da campanha deveriam acontecer em grande parte na rede social corporativa já adotada por eles, o Workplace. Seria necessário encontrar um equilíbrio entre ferramentas de comunicação na forma física e as estratégias digitais para conseguir envolver todos os públicos: empregados de fábricas, escritório e alta gestão, de todos os países.

Execução

A campanha foi trabalhada pensando em fases e em públicos:

LIDERANÇA – Toda mudança de cultura começa com o engajamento das lideranças. Por isso, criamos um vídeo manifesto direcionado a esse público, lançado durante conferência global com o CEO da companhia.

COLABORADORES – Para esse público a ideia foi instigar a curiosidade e gerar expectativa por meio de peças de ambientação. Além disso, fizemos o levantamento de calendário de temas alinhados com a segurança do trabalho, bem como posts diários em formato de GIF e quiz veiculados no Workplace, a ferramenta digital de Comunicação Interna da empresa.

Peças Desenvolvidas

  • Banners distribuídos nas fábricas e escritórios da empresa;
  • Layouts para o Mural Psiu – 8 páginas relacionadas sobre o tema.

Peças Desenvolvidas

  • Papel bandeja distribuídos nos refeitórios da companhia;
  • Cartazes com imagem em 3D – a mensagem sofria uma modificação ao ser observada com e sem o uso dos óculos;
  • Adesivos dispostos nas principais bancadas de trabalho das fábricas e escritórios.

Peças Desenvolvidas

  • Para as lideranças, desenvolvemos um guia. A ideia aqui foi apresentar todo o desenvolvimento da campanha, além de estímulos para promoção do engajamento desse público e consequente cascateamento das informações às equipes;
  • Posts Quiz veiculados via Workplace.

Peças Desenvolvidas

  • Posts GIFs;
  • Head para grupo de colaboradores no Workplace.

Fotos da ação

Ações que foram realizadas durante a campanha:

  • Palestras;
  • Encontros para discussão do tema;
  • Interação com as peças de ambientação.

Resultados

120

interações/dia

73

posts espontâneos

3,92

interações por público

22%

taxa de engajamento

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