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Assessoria de Imprensa 12.12.2019

Assessoria de Imprensa: três estratégias que levam à construção de marcas

Quer que todo mundo saiba qual é seu negócio? Quer que todos conheçam sua marca? E que tal ser referência de mercado? Hoje, vamos te dar dicas essenciais para alcançar esse patamar.

 

A assessoria de imprensa pode ajudar de diversas formas na construção de uma marca, seja com iniciativas de relações públicas ou de marketing digital, passando por conceitos jornalísticos e publicitários.

Esse trabalho bem desenvolvido traz os seguintes benefícios:

  • Faz com que a empresa conheça melhor o seu público-alvo;
  • Aumenta as vendas;
  • Torna a marca mais reconhecido no mercado;
  • Aumenta a confiança dos consumidores;
  • Cria lastros e legados mais relevantes para a sociedade;
  • Amplia e aprofunda as relações com as pessoas e públicos envolvidos.

 

relacionamento

 

Para colocar tudo isso em prática, seguem três estratégias essenciais para deixar o trabalho de assessoria de imprensa ainda mais estratégico, garantindo uma boa construção de marcas:

 

  1. Brand Awareness: o quanto a marca é conhecida?

Brand Awareness é a consciência de marca, ou seja, a métrica utilizada para medir o quanto (e como) uma companhia é conhecida pelos consumidores.

 

O intuito de aumentar o Brand Awaress é analisar a notoriedade de uma empresa e fazer com que ela alcance ainda mais pessoas. Quer alguns exemplos de sucesso?

 

  • Bombril, ao invés de palha de aço;
  • Chicletes, no lugar de gomas de mascar;
  • e Gilette, em vez de lâmina de barbear.

 

O Brand Awareness também acontece quando uma marca vem logo à mente das pessoas sobre determinado assunto. Por exemplo:

 

  • a BMW e a Ferrari são associadas aos carros de luxo;
  • e a Coca-Cola aos refrigerantes;
  • enquanto a Apple é conhecida somente por seu símbolo.

 

 

  1. Propósito: a sua marca vinculada a uma causa social

A pesquisa “Global Consumer Pulse”, realizada pela Accenture Strategy, revelou que 83% dos consumidores do País preferem comprar de companhias que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida.

Segundo Sandra Bonani, Diretora de Influência da Trama Comunicação, os profissionais de relações públicas são essenciais para auxiliar uma marca a escolher causas sociais que estejam alinhadas à sua mensagem-chave.

“Se você tem um produto que seja mais vendido para o público feminino, pode apoiar ONGs que protegem as mulheres. Se o seu portfólio é composto por itens infantis, pode ajudar instituições de crianças. É um trabalho que pode ser feito de diversas formas, como doar um valor de vendas, promover eventos ou fazer doações de produtos”, explica a executiva.

A assessoria de imprensa pode auxiliar na definição de causas sociais que estejam relacionadas aos valores de uma empresa ou uma marca.

 

 

  1. Relacionamento com os stakeholders: boa reputação constrói marcas melhores

A equipe de assessoria de imprensa usa os stakeholders (público de interesse de uma organização) como base para criar estratégias de comunicação. Essa identificação é fundamental para gerar resultados positivos nas ações e campanhas.

“A construção da reputação de uma empresa exige uma análise completa do relacionamento com os stakeholders. O cliente ainda é o foco central de campanhas, mas, nos últimos anos, a relevância de todos os públicos cresceu, como colaboradores e parceiros, por exemplo. Muito disso é de responsabilidade da rede social, que se tornou uma forma de todos compartilharem sua rotina e suas opiniões”, conta Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento da Trama Comunicação.

Vale destacar, então, que no mundo de hoje, cada vez mais online e conectado, ter uma boa imagem é fundamental. As companhias que são bem vistas, seja no mercado de uma forma geral ou nas redes sociais, normalmente, estão muito conectadas aos seus stakeholders. Isso porque são consideradas mais colaborativas e mostram o quanto estão focadas nos interesses de todos os públicos envolvidos, sejam os que exercem papéis diretos ou indiretos nessas empresas.

 

 

 

 

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