Jornalistas são movidos a deadlines apertados e desejo de matérias exclusivas – tem algo mais ao avesso disso do que uma coletiva de imprensa? Imagine você tentando convencer um profissional que está sempre com pressa a passar horas em um evento e, pior, na companhia de jornalistas de outros veículos.

É por isso que marcar coletivas pode ser perigoso. Se você não for o Presidente da República, é capaz de ficar sozinho com seu assessor de imprensa a ver navios, sem ter para quem contar aquela sua grande novidade. Para piorar, ter público na coletiva e virar notícia depois disso não é sinônimo de sucesso (a NASA, por sinal, nos deu um bom exemplo de coletiva fracassada).

Ainda assim, com todas essas dificuldades, é possível fazer coletivas darem certo. Um exemplo foi o lançamento do site BeClub, que a Trama promoveu essa semana. Foram dois eventos no mesmo dia, uma para jornalistas e outro para blogueiros. A partir desses eventos, vamos mostrar três pontos fundamentais para qualquer coletiva dar certo.

>> Lista de convidados

Antes de tudo, é preciso saber o que se quer falar e para quem. A lista de convidados presentes contou com repórteres dos mais renomados veículos do país, como Folha, Estadão e Exame. Foram convidados escolhidos a dedo não só por causa da sua influência, mas por causa do interesse que eles poderiam ter – e tiveram – de participar. Nisso, a credibilidade do assunto e de quem convida é fundamental.

Mas quando falo da lista de convidados, não digo só da imprensa. É preciso saber quem vai estar na coletiva para falar com os jornalistas. Bom que o fundador do site (Luiz Pavão) esteja presente, mas não é melhor ainda que o principal acionista e um dos idealizadores (Ikeda) também esteja? E mais, que pessoas que já são clientes do site também estejam lá? É preciso dar sempre bons motivos para a imprensa aparecer, e juntar nomes de peso e personagens pode ser um deles.

>> Tudo tem sua hora

No caso do lançamento do BeClub, foram feitas duas coletivas para públicos diferentes, uma para jornalistas, outra para blogueiros independentes, que não estão vinculados a grandes grupos de comunicação. Apesar de o intuito ser o mesmo, apresentar o site, os eventos ocorreram horários diferentes – o dos blogueiros foi no começo da noite; o do jornalistas foi n o horário do almoço, nos Jardins.

Para qualquer jornalista, a escolha é clara: repórteres têm hora para terminar seus textos. Antes do final do dia (de preferência, antes mesmo que o sol vá embora), eles precisam entregar aos editores um texto sobre o tema da coletiva. Escolher a hora do almoço dá tempo hábil para que ele participe do evento e tenha algum produto-texto ainda no mesmo dia. Já os blogueiros, normalmente não vivem do que ganham com os blogs: eles trabalham e, no tempo livre, se dedicam a escrever sobre o que gostam. Ou você acha mesmo que ele vai faltar o trabalho para falar com você?

>> Não confie na memória alheia

Nunca é demais entregar aos jornalistas cópias impressas e virtuais das informações que você considera importantes. Se a coletiva é para lançar uma empresa, os textos precisam deixar claro o que é a empresa, a que ela se propõe e os dados de mercado. Por mais que você converse com os jornalistas sobre isso durante a coletiva, é bom ser muni-los com o máximo de material de consulta possível para evitar a publicação de informações erradas.

É isso, na verdade, o que deve ser um press-kit de coletiva: informação, e não jabá. Claro que dá para incluir uma “lembrancinha” na caixinha, mas escolher algo muito caro vai fazer o jornalista ou blogueiro pensar que você quer comprá-lo . Além do mais, é sempre bom pensar em algo que tenha realmente a ver com sua empresa. Para que oferecer vinhos se você é um site de internet? No kit do lançamento do BeClub, por exemplo, além dos releases,  estava um mouse e um mousepad – que, se forem usados, vão fazer o jornalista ou blogueiro lembrar da empresa bem naquela hora em que ele está em frente ao computador, escrevendo o texto.

>> BeClub na rede

Portal para as pequenas e médias empresas cria rede de e-commerce (O Globo)

Novo site de compras coletivas foca médias empresas (IT Web)

BeClub permite que empresários criem seus clubes de compras (Portal Exame)

Chegou o BeClub! (BizRevolution)

BeClub: Crie seu site de compras coletivas (ResultsOn)

BECLUB – idéia genial, um novo boom na Internet?? (Fórum PCs)

Portal para as pequenas e médias empresas cria rede de e-commerce (Extra)

>> BeClub no Tweeter

@mcavalcanti: Chegou o BeClub, o fazedor automático de sites de compras coletivas http://bit.ly/hyvmwY // Putz! Agora esse ramo explode!

@MCCastro: #BeClub (Compras Coletivas ) chegou para DETONAR: http://bit.ly/icY3PI via @addthis

@rbrandao: Grupo Ikeda lança o “Mercado Livre” das compras coletivas http://bit.ly/hm7IM4

@bizrevolution: Legal, obrigado! @agenciaak: Dêem uma olhada nesse novo modelo de negócio surgindo na web brasileira: http://www.beclub.com.br >

@EmpreendeWeb BeClub permite que empresários criem seus clubes de compras coletivas Com investimento de R$5 milhões, pla http://tiny.ly/EQ5V

@mhashimo: Site de compra coletiva para empreendedores. Já viu isso? é o BeClub, lançado hoje. Confira em http://bit.ly/ibg3JO

@CursoDeEcommerc BeClub permite que empresários criem seus clubes de compras coletivas Com investimento de R$5 milhões, http://tiny.ly/m6fG

@andreahiranaka: Gostei da proposta cauda longa dos sites de compra coletiva #beclub

@bloompa_news BeClub: uma plataforma GRÁTIS p/ qualquer pessoa criar e gerenciar um clube de compras coletivas. http://bit.ly/hNhO78

>> O Press Kit

>> O Almoço

>> O Happy Hour