Se a área de RP objetiva construir relacionamentos com os públicos externos da organização, o endomarketing visa traduzir para o público interno aquilo que a empresa diz ao mercado, assim como sua missão, visão e valores. Portanto, endomarketing é sinônimo de preocupação com o cumprimento dos objetivos empresariais atrelado a um processo de trocas que construa lealdade no relacionamento com os funcionários, engajamento e comprometimento deles.

Tarefas difíceis em tempos de grande turnover nas empresas dos mais variados setores. Isso sem falar em fatores socioculturais externos, como a existência de uma chamada Geração Y que dispõe de grande volubilidade perante seus vínculos empregatícios, precisando enxergar uma razão de existir em tudo antes de decidir pela execução de um determinado plano de carreira.

O ponto de partida rumo a essa lealdade é que os funcionários conheçam tão bem quanto possível os objetivos da organização, com o detalhe adicional que esses objetivos estejam harmonizados com os anseios individuais dessas pessoas. É nesse aspecto que se faz necessário um olhar mais estratégico para a estruturação de projetos de endomarketing e/ou comunicação interna, capazes de alavancar o crescimento sustentável dos negócios. Afinal, o futuro das empresas do século XXI depende de ideias inovadoras e da vontade de fazer diferente, sempre. E isso apenas uma comunidade de funcionários altamente engajada pode proporcionar.

Atenta a tal cenário, a Trama tem desenvolvido inúmeros projetos de comunicação interna e endomarketing para seus clientes, do mais variados setores, entre eles, Produban-Santander, Banco GMAC, Agência de Fomento Paulista e a Transpetro – Petrobras. Somente nos últimos 12 meses, a agência cresceu cerca de 30% em relação ao número de contratos nesse segmento.

Assim, respondendo à pergunta do início desse post, quando pensamos sobre o principal público-alvo de uma organização, costumamos dizer a nossos clientes e parceiros que este importante contingente é formado pelos colaboradores da própria empresa. O cliente vem em segundo lugar. Pense a respeito!

Na verdade, quando planejamos o negócio, obviamente os clientes aparecem em primeiro plano. Eles são a razão da existência de tudo! Mas, na execução, é o funcionário que aparece na ponta desta cadeia produtiva. Sem os recursos humanos, as empresas não conseguem entregar nada a seus clientes.

Dar significado sustentável a um profissional por trabalhar em uma organização assegura seu engajamento e comprometimento. Ele se torna um embaixador da empresa e de suas marcas.  Há um motivo para trabalhar ali. O endomarketing, então, é a engenharia que projeta e valida os alicerces da reputação interna da empresa. Que tal vestirmos juntos essa camisa?