Pare e reflita: se o futuro da imprensa contemporânea é ser vestida por cada um de seus diversos consumidores então, qual é o número do manequim de sua empresa ou organização? Por quem suas notícias devem ser lidas e como chegar até esse público?

As perspectivas atuais da comunicação não estão em nenhuma mídia em especial, no papel, nos pixels ou no tipo de dispositivo usado para acessar esse ou aquele determinado veículo. Sobreviverão aqueles que conseguirem compreender melhor seu público e modificar o que for necessário para proporcionar a ele experiências vantajosas com o conteúdo oferecido.

Assim, pode-se afirmar que convergência é a palavra de ordem quando o assunto é formato de mídia. Porém, segmentação é o imperativo quando nos referimos a estratégias para atingir o target.

“As publicações corporativas/empresariais ou customizadas representam o grande eldorado não apenas para as agências de comunicação, mas principalmente para as organizações que desejam estreitar relacionamentos com clientes, prospects, stakeholders e parceiros”, afirma Leila Gasparindo, diretora da Trama Comunicação e que há mais de uma década desenvolve projetos editoriais com conteúdo amplamente voltado às necessidades das organizações, sejam estas públicas ou privadas, ou ainda pertencentes ao terceiro setor.

Segundo levantamento feito pelo Custom Publishing Council, nos Estados Unidos, já existem mais de 100 mil publicações dessa natureza, perfazendo um mercado de US$ 1,5 bilhão. Na Alemanha, o mercado atinge US$ 3,2 bilhões. O Brasil está começando a usar a ferramenta de maneira mais efetiva.

Nos EUA, o Custom Publishing Council estima que as grandes empresas costumam reservar 23% do orçamento de comunicação para as revistas corporativas e 40% delas terceirizam parte ou todo o processo de elaboração do veículo. Cerca de 87% são gratuitas e têm distribuição livre.

O que executivos de marketing ingleses e norte-americanos pensam sobre as publicações corporativas (fonte: Custom Publishing Council)

– 81% acreditam que as revistas corporativas são uma ferramenta vantajosa para a obtenção de cliente

– 87% acreditam que elas ajudam na construção de relacionamentos com clientes

– 90% acreditam nas publicações corporativas como uma ferramenta de marketing eficiente

O que pensam os leitores:

– 66% dos leitores de revistas customizadas afirmaram que seu respeito pelas empresas patrocinadoras destas publicações aumentou depois que passaram a recebê-las

– 57% dos leitores de publicações corporativas declararam que já adquiriram produtos anunciados ou abordados em revistas desse tipo