Agência de Comunicação Trama Web
Google Plus Mídias Sociais - Assessoria de Imprensa Facebook Blog Twitter Linkedin RSS
Bookmark and Share
Home  »  Clientes  »  Porto Digital

A sala de imprensa do Porto Digital é um espaço destinado a jornalistas e produtores de conteúdo na internet que buscam informações atualizadas sobre a empresa.

25/10/2012

Incubadora de Economia Criativa do Porto Digital é destaque em congresso realizado em Porto Alegre

 chico_saboya_foto_daniela_nader_img_2459.jpg

Evento internacional de inovação tem como foco este ano o crescimento da economia criativa no Brasil. Especialista no tema, Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, é um dos convidados do evento

São Paulo, outubro de 2012 – O Porto Digital, considerado o maior parque tecnológico do Brasil, está entre os destaques da programação do 5º Congresso Internacional de Inovação, evento que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, em Porto Alegre, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, Sesi-RS e Senai-RS.

O evento, que este ano é norteado pela temática “Economia Criativa: Ideias e iDEAIS Gerando Riquezas”, contará com a presença de Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, que, no dia 30, participará da plenária de abertura do congresso, apresentando o case do Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Economia Criativa do Porto Digital – a PORTOMÍDIA, incubadora do parque tecnológico voltada ao apoio de startups com projetos focados neste segmento, atuantes em áreas como design, jogos digitais, multimídia, cine-vídeo-animação, música ou fotografia.

“No cenário da Economia Criativa existem dois atores que devem ser considerados: o criador, que possui seu modo peculiar de fazer o que o seu talento comanda, e o produtor, que conecta a criação com o mercado consumidor. É o produtor que tem a obrigação de profissionalizar-se se quiser realmente fazer parte do universo da Economia Criativa. Entender de mercado, negócios, contabilidade, resultados financeiros de operações culturais, dentre outras coisas que assombram os artistas, mas que são um dever para quem os assiste no esforço de sobreviver do seu talento”, avalia Saboya, ao analisar o setor que responde por cerca 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e cujo potencial no mercado brasileiro é ainda gigantesco.

“Neste sentido, o apoio que se encontra em incubadoras focadas nesta área faz toda a diferença para a estruturação das empresas que trabalham com a criatividade como matéria-prima. Na PORTOMÍDIA, por exemplo, os projetos incubados contarão com serviços de assessoria e capacitação em gestão empresarial e desenvolvimento de produtos, além de uma ampla infraestrutura composta por pontos de trabalho, conexão banda larga, salas de reunião, suporte gerencial, laboratórios de finalização de cinema e design e laboratórios de interatividade e animação”, completa o presidente do Porto Digital.

A plenária sobre Economia Criativa da qual Saboya participará no 5º Congresso Internacional de Inovação acontece no dia 30/10, das 8h30 às 12h30. Estarão no mesmo painel a brasileira Ana Carla Fonseca Reis, sócia-diretora da Garimpo de Soluções; o suíço Gerd Leonhard, autor e CEO da The Futures Agency; o americano Marc Weiss, presidente e CEO da Global Urban Development, além da australiana Lauren Anderson, Diretora de Inovação do Collaborative Lab. O evento acontece no Centro de Eventos FIERGS, localizado na Av. Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre.

PORTOMÍDIA RECEBE INSCRIÇÕES
Vale ressaltar que as inscrições para a turma pioneira da incubadora de Economia Criativa do Porto Digital seguem abertas até 31 de outubro. Ao todo, nove empreendimentos serão selecionados. No final, seis iniciativas serão selecionadas para participar das demais etapas do processo de incubação, com duração total de 18 meses.

Para entrada no PORTOMÍDIA, as propostas deverão ser exclusivamente encaminhadas via formulário eletrônico disponível no site. Após essa etapa, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora.

Mais informações podem ser obtidas no edital de seleção.

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da 'triple helix', o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova 


INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa: Porto Digital
Trama Comunicação - Tel: (11) 3388-3040 - www.tramaweb.com.br - Twitter: @trama
 
Jornalistas responsáveis
Executiva de Atendimento: Camila Verbisck - camila_verbisck@tramaweb.com.br - (11) 3388-3068 / (11) 99295 9850
Gerente de Atendimento: Ana Paula - ana_paula@tramaweb.com.br - (11) 3388-3069 / (11) 98712 1423
Diretora de Atendimento: Leila Gasparindo - leilag@tramaweb.com.br
 
Sobre a Trama
Há 18 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.





Espaço exclusivo para contato com a Trama Comunicação.

Se desejar falar com um de nossos clientes, clique aqui.

Nome
E-mail
Mensagem
Ver todos os clientes.
Café Pelé
Compuware
AVG
Transamerica Eventos
Cisp
Winco
Oxford
Cietec
Assessoria de Imprensa
Av. Pavão, 955 - Cj 141 :: Moema :: CEP 04516-012 :: São Paulo - SP - Brasil :: Fone/Fax: (11) 3388-3040