10 dicas para seu negócio se adequar às exigências da Vigilância Sanitária - Trama
Voltar para sala de imprensa

10 dicas para seu negócio se adequar às exigências da Vigilância Sanitária

Problemas relacionados à limpeza e manipulação de alimentos podem interditar o funcionamento de empreendimentos como lojas, supermercados e restaurantes. Por essa razão, empresários devem estar atentos às exigências da Vigilância Sanitária
 
São Paulo, abril de 2012 – No último mês de março, algumas notícias veiculadas na imprensa repercutiram irregularidades relacionadas a serviços de alimentação prestados em diferentes regiões brasileiras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, por exemplo, divulgou que esta questão foi apontada como o principal problema em um ranking de segurança sanitária realizado em navios de cruzeiros da costa brasileira. Além disso, neste mesmo mês, dois supermercados foram interditados no Rio de Janeiro e só poderão reativar os setores fechados após o cumprimento de exigências técnicas estabelecidas. Já no Rio Grande do Sul, a loja de uma famosa rede de lanchonetes recebeu a visita da Vigilância Sanitária, que constatou, entre outros problemas de higiene, uma infestação de baratas.
 
Segundo a engenheira Sanrlei Polini, diretora da Soluções Consultoria, empresa líder no mercado brasileiro de regularização de imóveis, além dos cuidados que as pessoas tomam com a qualidade e preparo dos alimentos, é notável a necessidade de difundir cuidados básicos que os empreendedores devem ter em relação ao transporte, armazenamento e ao local de venda destes produtos.
 
A especialista, cujo trabalho na Soluções Consultoria abrange a adequação dos imóveis de acordo com as regras da Vigilância Sanitária, lista abaixo 10 dicas básicas sobre este tema a fim de orientar os estabelecimentos que estão procurando se regularizar neste sentido.
 
Seguem as dicas:
1. Os depósitos onde os alimentos ficam guardados devem ser dotados de estrados ou prateleiras que estejam afastados do piso e da parede. Nunca se deve colocar os alimentos diretamente no solo;
 
2. O armazenamento de produtos de limpeza deve ser isolado dos alimentícios;
 
3. Produtos perecíveis devem ser armazenados em locais livres de umidade e calor excessivo, de modo a conservar a sua qualidade;
 
4. A ventilação e iluminação do ambiente devem garantir conforto térmico, para que haja se tenha acúmulo de gases, fumaça ou condensação de vapores.
 
5. Os reservatórios de água devem ser dotados de tampa, sem vazamentos ou infiltrações. Devem também estar distantes de materiais estranhos. O estabelecimento é obrigado a apresentar semestralmente um documento que ateste que a água é potável.
 
6. Os equipamentos de refrigeração devem ter capacidade de resfriamento adequada à necessidade do produto.
 
7. As pessoas que manipulam os alimentos não podem apresentar lesões cutâneas ou doenças infecto-contagiosa. Devem utilizar uniformes completos, de cor clara, com calçados fechados, cabelos protegidos, unhas aparadas e sem uso de adornos aparentes.
 
8. O transporte dos alimentos deve ser feita sob uma temperatura capaz de garantir a manutenção refrigerada ou térmica até o destino final.
 
9. O destino dos resíduos deve ser em setor isolado, exclusivamente destinado à lixeira e protegido da ação de animais, vetores e pragas. O recolhimento dos resíduos deve ser efetuado por empresa autorizada.
 
10. O estabelecimento deve efetuar desratização e desinsetização (dedetização de insetos), no mínimo a cada seis meses por empresas credenciadas. Janelas, portas e demais aberturas devem ser dotadas de sistema de proteção contra a entrada de vetores ou pragas.
 
O que é a Soluções Consultoria
A Soluções Consultoria é a maior empresa brasileira com atuação especializada em regularização de imóveis, operando nas três esferas de poder: municípios, estados e União. A companhia oferece serviços especializados em documentação patrimonial e empresarial, assegurando uma gestão documental atualizada perante aos órgãos pertinentes as atividades de cada cliente.
 
Com mais de dez anos e uma equipe formada por engenheiros, arquitetos, administradores de empresas e advogados, a Soluções Consultoria desenvolve projetos para os maiores grupos empresarias que atuam no País, entre eles o Citibank, Diversey, Fast Shop, Intermédica Saúde, Itaú-Unibanco, Magazine Luiza, Outback, Price, Redecard, Star bucks, Tok&Stok, entre outras, nas áreas de licenças ambientais, imóveis envolvidos com tombamentos históricos, obtenção de licenças na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), legislação e documentação, acompanhamento para a obtenção do Auto de Vistoria e projetos no CONTRU (Departamento de controle do Uso de Imóveis).
 
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: