Paraolimpíada mostra a importância da inclusão das pessoas com deficiência - Trama
Voltar para sala de imprensa

Paraolimpíada mostra a importância da inclusão das pessoas com deficiência

As judocas Karla Ferreira Cardoso, medalha de prata e Daniele Bernardes, medalha de bronzeSão Paulo, 17 de setembro de 2008 – As histórias de luta e superação podem ser confundidas. Mas na biografia dos atletas paraolímpicos os momentos de vitórias ainda se misturam às quebras de paradigmas sociais e preconceito e a inclusão social. Em tempos de jogos Paraolímpicos, que estão acontecendo em Pequim, os representantes da delegação brasileira já mostraram seu valor e o País segue firme na disputa de medalhas.

Os atletas que participaram das primeiras competições, caso do judô, chegaram ao Brasil neste final de semana. Helder Maciel Araújo, Karla Ferreira Cardoso, Daniele Bernardes e Lúcia Teixeira, todos do projeto AVAPE no Podium!, são alguns que já desembarcaram em terras brasileiras. Karla conquistou a medalha de prata e Daniele ficou com o bronze.

Para a AVAPE, instituição focada na inclusão de pessoas com deficiência, que realiza o trabalho de inclusão social há 26 anos, o esporte é uma excelente iniciativa para a inclusão desta parcela da população. Por isso, em 2007 firmou parceria com o CESEC, Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos, por meio do projeto esportivo "AVAPE no Podium!", com o objetivo de unir a experiência das duas instituições em suas respectivas áreas de atuação. "A união de esforços das duas entidades vai muito além do esporte ou de uma oportunidade de trabalho. Ela traduz o conceito de inclusão social no sentido mais amplo, o que possibilita uma rica troca de experiências e intercâmbio entre todos os envolvidos", afirma Carlos Ferrari, vice-presidente institucional da AVAPE e presidente da Federação Paulista de Desportos para Cegos.

Sugestões de fontes
Para falar da importância do esporte e de outras iniciativas para a inclusão de pessoas com deficiência em todas as faixas etárias, as seguintes fontes estão disponíveis para entrevistas:

Karla Ferreira Cardoso medalha de prata em Pequim. A judoca também foi campeã mundial em Quebec, no Canadá, em 2003, na categoria peso ligeiro (até 48kg) e conquistou a medalha de prata nas Paraolimpíadas de Atenas, em 2004.

Daniele Bernardes, medalha de bronze em Pequim. A atleta possui uma recente trajetória no judô para pessoas com deficiência. Ela começou profissionalmente no esporte paraolímpico em 2006, tendo competido por muito tempo entre os atletas sem deficiência.

Carlos Ferrari é administrador de empresas, mestre em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES) e pós-graduado em Marketing pela Fundação Cásper Líbero. Ferrari é deficiente visual de nascença e ficou totalmente cego aos sete anos de idade. Atualmente é professor universitário nos institutos Ítalo-Brasileiro e Faculdade Interação Americana, além de vice-presidente institucional da AVAPE (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais). Ele é, ainda, presidente da Federação Paulista de Desportos para Cegos (FPDC).

A AVAPE também possui médicos e psicólogos que podem abordar os aspectos de saúde e inclusão social.

Goalball
Outros dois atletas da parceria AVAPE-CESEC disputaram os jogos Paraolímpicos de Pequim na modalidade de Goalball: Luana Cristina da Silva, campeã brasileira em 2005 e integrante da equipe brasileira que competiu nos jogos de Atenas, e Adriana Lino, que também esteve na Grécia e disputou mais três campeonatos mundiais da modalidade.

Parceria AVAPE e CESEC
Batizada de "AVAPE no Podium!" a parceria firmada no final de 2007 pretende unir a experiência das duas instituições em suas respectivas áreas de atuação. Por um lado, o CESEC, Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos, disponibilizará projetos esportivos, enquanto que a AVAPE, instituição focada na inclusão de pessoas com deficiência, apoiará os atletas paraolímpicos por meio de programas de capacitação profissional, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho quando encerrarem a carreira no esporte.

Pessoas maiores de 14 anos de idade e que possuam qualquer tipo de deficiência e que residam em áreas de risco e vulnerabilidade social também poderão ser beneficiados pelo projeto, desde que tenham condições de praticar um esporte.

Sobre a AVAPE
A AVAPE, instituição focada na inclusão de pessoas com deficiência, é uma instituição filantrópica de assistência social, que atua no atendimento a pessoas com todo tipo de deficiência, advindas, também, de comunidades de alto risco social. A organização acredita que a inclusão social passa pela reabilitação global do indivíduo. Para isso, oferece apoio multidisciplinar às pessoas com deficiência, que engloba desde a prevenção, reabilitação clínica, orientação sobre o convívio familiar e social, reabilitação e capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho, além de prestar consultoria e treinamento a empresas para adequação dos postos de trabalho para pessoas com deficiência. Fundada em 1982 na região do ABC, em São Paulo, é considerada entidade modelo, tendo sido a primeira no mundo a receber o certificado ISO 9001.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: