Agência de Comunicação Trama Web
Google Plus Mídias Sociais - Assessoria de Imprensa Facebook Blog Twitter Linkedin RSS
29/05/2006

Livro traz questionamentos sobre rotinas na educação infantil

São Paulo, 29 de maio de 2006 - Observações práticas no Brasil e no exterior embasam as idéias apresentadas no livro "Por amor e por força: rotinas na educação infantil", lançamento da Artmed Editora. O texto foi escrito a partir da tese de doutorado da autora brasileira Maria Carmen Silveira Barbosa, apresentada à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo Maria Carmen a rotina na educação infantil é tema considerado complexo por não apresentar uma tradição de pesquisas no País. "Apesar de sua amplitude, é um assunto importante por abranger a teoria e a prática da pedagogia no ensino das crianças", explica a autora.

A rotina foi analisada como instrumento de controle do tempo, do espaço, das atividades e dos materiais, com função de padronizar e regulamentar a vida de adultos e crianças em creches e pré-escolas.

A partir da observação da maneira como as rotinas são estabelecidas em diversas instituições no Brasil e no exterior, a obra mostra que é possível repensar o cotidiano prestando atenção aos motivos pelos quais se age de um jeito ou de outro, promovendo mudanças.

Segundo a autora, para isso é preciso sair da visão ’adultocêntrica’, de quem ’sabe o que é melhor para as crianças’, e estabelecer novas relações, pautadas pela idéia de que se está permanentemente sendo reconstruído por meio das práticas de vida.

Título:
Por amor e por força: rotinas na educação infantil
Autora: Maria Carmen Silveira Barbosa
Editora: Artmed
Formato: 16cm x 23cm
Número de páginas: 240
Preço: R$ 42,00

Sobre a autora

Maria Carmen Silveira Barbosa é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia com o selo Bookman. A empresa possui mais de 1300 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa:
Artmed Editora
Site:
www.artmed.com.br
@artmed - Siga o perfil exclusivo da Trama sobre educação: @tramaeduca
Trama Comunicação - Tel: (11) 5080-9100 - www.tramaweb.com.br - Twitter:
@trama

Jornalistas responsáveis
Assistente de Atendimento: Daniele Santos -
daniele@tramaweb.com.br- (11) 5080-9127
Executiva de Atendimento: Lívia Lima -
ana_livia@tramaweb.com.br -(11) 5080-9109
Gerente de atendimento: Ana Paula Dini -
ana_dini@tramaweb.com.br - (11) 5080-9104 / 9270-4238
Coordenadora de atendimento: Helen Garcia -
helen@tramaweb.com.br
Diretora de Atendimento: Leila Gasparindo -
leilag@tramaweb.com.br

Sobre a Trama
Há 14 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.

Espaço exclusivo para contato com a Trama Comunicação.

Se desejar falar com um de nossos clientes, clique aqui.

Ver todos os clientes.
Arkos
Aymoré
Porto Digital