Agência de Comunicação Trama Web
Google Plus Mídias Sociais - Assessoria de Imprensa Facebook Blog Twitter Linkedin RSS
Bookmark and Share
Home  »  Clientes  »  Sbed
04/09/2017

SBED lança primeiro compilado brasileiro sobre a dor e suas diferentes manifestações

 O Tratado de Dor é primeira obra nacional que faz um apanhado histórico de estudos da dor, com temas relacionados às dores espirituais, dores em animais e gênero e ética na dor


 
A
SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor), Sociedade Científica em Dor mais relevante da América Latina, lança no próximo dia 13 de setembro o Tratado de Dor, primeira obra nacional que faz um apanhado histórico de estudos da dor. O lançamento acontece durante o 13º CBDOR - Congresso Brasileiro da Dor que acontecerá em Natal (RN).
 
Mais de 300 cientistas foram envolvidos na produção do livro, lançado pela Editora Atheneu. Além da evolução histórica de conhecimentos a respeito da dor, a obra também apresenta análises inéditas sobre temas como dor espiritual, dor nos animais, gênero e dor e ética na dor.
 
Para Dr. José Oswaldo de Oliveira Jr., um dos colaboradores do Tratado, “a obra cumpre um destino pretensioso de preencher uma grande lacuna na literatura médica brasileira voltada para o sintoma dos sintomas, o sintoma que muitas vezes é promovido ao ‘status’ de doença - a dor”, afirma. Ele detalha que todo o texto foi pensado e planejado para permitir diversos níveis de compreensão.
 
O presidente da SBED e editor do livro, Dr. Irimar Posso, comenta que o Tratado será útil a pesquisadores e acadêmicos de futuras gerações. O médico parabeniza a todos os cientistas envolvidos na publicação. “A dedicatória é extensiva aos que sofrem de dor e àqueles que se dedicam para proporcionar alívio e qualidade de vida a eles”, revela.
 
Origem dos estudos da dor
 
De acordo com Drª Mirian Martelete, outra colaboradora do livro e ex-presidente da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, o progresso científico transformou doenças fatais em moléstias crônicas. Isso faz com que a expectativa de vida tenha se prolongado significativamente, mas trouxe desafios para profissionais de saúde: atribuir qualidade de vida e controlar sintomas de dor.
 
No fim do último século, essa situação tornou-se extremamente grave, culminando com o surgimento dos movimentos pró-eutanásia. Em resposta, um grupo de cientistas de várias nacionalidades criou a International Association for the Study of Pain, da qual a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor é um de seus maiores capítulos” ela relembra. É a partir desse momento que são criadas novas especialidades médicas como o Tratamento da Dor e a Medicina Paliativa
 
Sobre o lançamento do livro no CBDOR
Data: 13 de setembro
Local: Centro de Convenções de Natal
Inscrições:
Online até o dia 02 de setembro ou realizadas no local
Em breve o livro estará disponível nas principais livrarias do Brasil
 
Sobre a SBED
 
A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED foi fundada por iniciativa de um grupo de médicos que participou do 1º Simpósio Brasileiro de Tratamento da Dor, realizado em São Paulo, em 1982. Em agosto de 1984, durante o Congresso Mundial da Dor, que aconteceu em Seattle, nos Estados Unidos, a SBED foi reconhecida como Capítulo Brasileiro (IASP Brazilian Chapter) da Sociedade Internacional para o Estudo da Dor – International Association for the Study of Pain- IASP.



INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA 
 
Empresa: SBED
Site: http://www.sbed.org.br
 
Trama Comunicação - (11) 3388-3040 - www.tramacomunicacao.com.br
 

Atendimento à imprensa
Ana Paula Oliveira – 
ana.oliveira@tramaweb.com.br- (11) 3388-3057

Giovanna Preti– giovanna@tramaweb.com.br (11) 3388-3067

 

 






Espaço exclusivo para contato com a Trama Comunicação.

Se desejar falar com um de nossos clientes, clique aqui.

Nome
E-mail
Mensagem
Ver todos os clientes.
Drift Brasil
AMIB
Myrp
Grupo A
Mexichem
Varcare
Transpetro SP
Kodak Alaris
Assessoria de Imprensa
Rua Cubatão, 86, cj. 1005 :: Vila Mariana :: CEP 04013-000 :: São Paulo - SP - Brasil :: Fone/Fax: (11) 3388-3040