Educação financeira ganha nova plataforma digital - Trama
Voltar para sala de imprensa

Educação financeira ganha nova plataforma digital

 

Referência nacional em educação financeira, a plataforma vidaedinheiro.gov.br da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF foi totalmente reformulada e reunirá vídeo, games, biblioteca e recursos de EaD e muito mais

São Paulo, agosto de 2017 – A AEF-Brasil Associação de Educação financeira do Brasil acaba de atualizar a maior plataforma digital do país em educação financeira, que integra conteúdos relacionados ao tema e que estarão disponíveis para educadores, especialistas, estudantes e público interessado em todo o Brasil.

Disponível no link www.vidaedinheiro.gov.br, a ferramenta reúne, além de informações detalhadas sobre a ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira, dados atualizados e inéditos sobre a educação financeira no Brasil e no mundo, além de recursos como vídeos, games, biblioteca virtual e educação a distância. A gestão da plataforma é executada pela AEF-Brasil e o novo ambiente foi construído em parceria com a TV Escola.

“É um hub de educação financeira, totalmente atualizado, que consolidará informações completas sobre o tema, inclusive, com dados que reúnem poupança, investimento, crédito, seguro, planejamento, direitos e deveres, previdência e consumo. O objetivo é que a ferramenta seja a maior referência nacional no assunto”, comenta Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

Projeto transmídia

O projeto transmídia com foco em educação financeira é resultado de uma parceria inédita com a TV Escola anunciada em fevereiro deste ano. A ferramenta vai disponibilizar soluções, materiais dos programas de educação financeira para as escolas e para o público adulto (18 tecnologias dos aposentados e mulheres beneficiárias do Bolsa Família) operados pela AEF-Brasil, conteúdos exclusivos para download, como os livros de educação financeira para os níveis fundamental e médio (professor e aluno), informações sobre a Rede de formação acadêmica em educação financeira, com  Polos de formação para professores em todos os estados do País, além de depoimentos, casos de sucesso, teses, artigos, entrevistas, TCCs, entre outros materiais. Inclui game, cursos EaD e todos os programas e séries sobre o tema transmitidos pela TV Escola.

De acordo com Claudia Forte, a proposta da plataforma é apoiar professores e gestores escolares, pais e alunos e demais interessados no desenvolvimento de uma cultura para o comportamento financeiro saudável e consciente. “Por meio do projeto transmídia, que engloba TV, plataforma digital e game, alcançaremos distintos públicos e traremos luz o assunto que impacta cada indivíduo e o próprio Brasil de maneira decisiva para a construção do presente e do futuro com alicerces realmente sólidos” – comenta a executiva.

O anúncio da estreia da ferramenta e dos programas que integram o projeto transmídia acontece no dia 09 de agosto, 19 horas, no programa semanal Salto Para o Futuro da TV Escola. No programa serão entrevistadas a superintendente da AEF-Brasil, Claudia Forte e a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, professora Wanessa Zavarese Sechim.

O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Itaú Social, Instituto Unibanco, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG.

O que o visitante vai encontrar na plataforma:

  • Ambiente de referência para conteúdo de educação financeira moderno, atraente e amigável;
  • Conteúdos exclusivos para download;
  • Cursos de educação a distância;
  • Acesso ao conteúdo completo sobre reúnem poupança, investimento, crédito, seguro, planejamento, direitos e deveres, previdência e consumo;
  • Vídeos e games para assistir e baixar;
  • Biblioteca virtual, teses, TCCs, artigos e demais materiais acadêmicos.

 

Sobre a parceria AEF-Brasil e TV Escola

Fechado em fevereiro de 2017, o acordo entre a AEF-Brasil e a TV Escola vai viabilizar a execução de um projeto transmídia, com foco em educação financeira, que reunirá séries educativas exibidas no canal, além de um plano de gamificação dos conteúdos da Associação e da criação de uma plataforma digital. A ferramenta vai disponibilizar o material da AEF-Brasil a todos os interessados pelo tema e inclui cursos EaD para docentes dos ensinos fundamental e médio.

 

Sobre a AEF- Brasil e a ENEF

A AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.

A AEF é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira. São parte do CONEF: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA, B3, CNseg e FEBRABAN.

Sobre a TV Escola

A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para tvs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparam para o ENEM.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: