AEF-Brasil estabelece parceria com a TV Escola para disseminar a Educação Financeira - Trama
Voltar para sala de imprensa

AEF-Brasil estabelece parceria com a TV Escola para disseminar a Educação Financeira

 

 

AEF-Brasil estabelece parceria com a TV Escola para disseminar a Educação Financeira 

 

Ação inédita na área de educação viabiliza projeto transmídia que inclui séries de TV, games e plataforma digital com foco em educação financeira – primeiro programa estreia em maio

 

IMAGEM_Texto.jpgSão Paulo, março de 2017 – A AEF Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil acaba de anunciar parceria com a TV Escola, televisão pública do Ministério da Educação, voltada aos professores, educadores e alunos das escolas públicas. O acordo vai viabilizar a execução de um projeto transmídia, com foco em educação financeira, que reunirá séries educativas exibidas no canal, além de um plano de gamificação dos conteúdos da Associação e da criação de uma plataforma digital. A ferramenta vai disponibilizar o material da AEF-Brasil a todos os interessados pelo tema e inclui cursos EaD para docentes dos ensinos fundamental e médio.
 
Segundo Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil, a proposta da parceria é apoiar professores e gestores escolares, pais e alunos, no desenvolvimento de uma cultura para o comportamento financeiro saudável e consciente. “A parceria entre a AEF-Brasil e a TV Escola abre um novo horizonte para a disseminação da educação financeira no País, complementando as ações já desenvolvidas pela Associação. Por meio desse projeto transmídia, que engloba TV, plataforma digital e game, alcançaremos distintos públicos e traremos à luz um assunto que impacta cada indivíduo e o próprio Brasil de maneira decisiva para a construção do presente e do futuro com alicerces realmente sólidos” – comenta a executiva.
 
Para Monica Gardelli Franco, diretora geral da Roquette Pinto, parceira da TV Escola: "o canal soma-se a esse projeto com o objetivo de difundir ainda mais a importância do tema da educação financeira no país”.
 
Mudança de comportamento
Com estreia prevista para maio, os programas de TV prometem despertar um comportamento financeiro saudável e consciente. Batizada de Tá Tudo Azul, a primeira delas apresenta a história de uma youtuber fictícia que faz vídeos sobre questões do seu cotidiano e que, de uma maneira ou de outra, sempre tocam em temas relacionados à educação financeira.  Com foco em temas comuns como crédito, consumo e planejamento familiar, a série visa contribuir para ampliar a consciência os jovens sobre seus recursos. Composta por 13 vídeos, estará disponível para download na plataforma online e página do Facebook do canal.
 
O projeto também traz a sexta temporada de Sua Escola, Nossa Escola. Composta por cinco episódios de 26 minutos, a série reúne boas experiências voltadas à melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em escolas da rede pública. Gravados no próprio ambiente escolar, cada episódio vai mostrar como professores da rede pública de ensino modificaram a realidade desses espaços, realizando projetos, mobilizando alunos e comunidade escolar com a educação financeira.
 
Novas leis, decretos, projetos, políticas de Educação são o foco de Salto Para o Futuro, programa semanal voltado aos desafios da educação. Os apresentadores Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro recebem dois convidados no estúdio, entre especialistas, profissionais da educação, representantes do poder público e entidades vinculados à área institucional para debater diferentes aspectos do mundo da Educação. Neste contexto, a Educação Financeira será tema de um programa que ainda, mostra novos métodos e tecnologias de ensino, iniciativas escolares e projetos pedagógicos desenvolvidos nos setores público ou privado.
 
Além dos programas de TV, a parceria também vai viabilizar a concepção da plataforma digital que disponibilizará os conteúdos da AEF-Brasil e ainda possibilitará o projeto de Edutainment, jogo entretenimento para educação. A proposta do projeto é aumentar o engajamento e a participação dos alunos e docentes. “O objetivo é adequar todo o conteúdo pedagógico desenvolvido pela ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira para a linguagem dos jovens e professores envolvidos no projeto. A ideia é promover a troca de conhecimento, envolver esses públicos e, ampliar a experiência” – completa Claudia.
 
Sobre a ENEF
A Estratégia Nacional de Educação Financeira foi instituída por meio do Decreto Federal 7.397/2010 e tem a finalidade de disseminar a educação financeira e previdenciária junto à população. O Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF, instância responsável pela direção, supervisão e pelo fomento da ENEF, é constituído por sete representantes de governos e quatro da sociedade civil: Banco Central do Brasil, CVM – Comissão de Valores Mobiliários, SNseg – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, BMF&Bovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. A presidência do CONEF em 2017 está a cargo da CVM.
 
Sobre a AEF
A AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o País. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.
 
Sobre a TV Escola
A TV Escola é um canal público de educação, ligado ao Ministério da Educação, que atua há mais de 20 anos auxiliando educadores e gestores em sala de aula. Atualmente, é gerida pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, por meio de contrato de gestão. Toda a programação é pensada para complementar a grade curricular em sala de aula. São sucessos da TV Escola os programas Hora do Enem, Salto para o Futuro, Sala de Professor, entre outros.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: