Penalty assume liderança em calçados de futebol - Trama
Voltar para sala de imprensa

Penalty assume liderança em calçados de futebol

Marca cresceu 20% no segmento em um ano. Empresa espera avançar mais 15% no setor em 2017 com lançamentos de produtos e investimento em marketing
 
 
Especializada em produtos dedicados à prática esportiva, a Penalty alavancou seu desempenho nas vendas de calçados de futebol e conquistou a liderança em volume no segmento, segundo dados da pesquisa Kantar 2016. Na contramão do setor calçadista, que registrou uma queda de mais de 16% nas vendas, a empresa obteve 20% de crescimento em 2016, em comparação a 2015.

Com bom desempenho nas categorias “Calçado infantil” e “Calçados para presentear”, a marca alcançou o 2° lugar em valor, crescendo mais de 15% de share segundo o mesmo estudo. O levantamento contabilizou uma amostragem de 11.300 lares, universo que representa 81% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do Brasil.

Chutes precisos
Para o salto do 3° lugar para a liderança em volume, a Penalty colocou em prática estratégias precisas. “Investimos em calçados de maior valor agregado, com mais tecnologia, conforto e melhor design”, conta César Ferreira, CEO do Grupo Cambuci.

Mas não foi só o produto que ganhou força, a operação do segmento alavancou: a Penalty ampliou a fábrica, a capacidade de produção e, consequentemente, contratou mais mão de obra. “Nossa produção de calçados é 100% nacional e isso nos permite produzir e entregar com mais rapidez e flexibilidade, oferecendo reposição de produtos em tempo recorde”, afirma o executivo. Segundo Ferreira, essas características são um diferencial competitivo para atender o varejo, que tem reduzido cada vez mais os estoques e prefere realizar os pedidos apenas sob demanda.

Seguindo essa estratégia, a empresa investiu, entre maquinário e colaboradores, R$ 3,5 milhões na produção de calçados em 2016, ampliando a capacidade produtiva em 25% e postos de trabalho em 20%. Como uma força extra, a marca intensificou a presença nos pontos de venda e no circuito esportivo: a Penalty é a patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futsal e mantém mais de 50 atletas patrocinados.

2017 com o pé direito
Ao encerrar 2016 com um crescimento acima do mercado, a expectativa da Penalty para 2017 é otimista. “Esperamos crescer 20% em volume entre todas as categorias da companhia. Para calçados, nossa meta será mais 15% em volume e alavancar em valor”, avalia Ferreira.

Para conquistar mais vitórias, a empresa está apostando na renovação completa da linha de calçados, em lançamentos para todas as categorias em que a Penalty atua e em um reforço no investimento em marketing: a marca irá destinar 57% a mais de verba do que o montante aplicado em 2016. “Somos uma empresa feita por brasileiros e para brasileiros. Nosso DNA está aqui e queremos reforçar nossa presença entre os consumidores”.

Sobre a Penalty   
Especializada em produtos para a prática esportiva, a Penalty® foi criada em 1970 pelo Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. A marca é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. Na década de 1990, a Penalty seguiu com projetos de expansão e anunciou a criação de uma filial na Argentina, a primeira fora do Brasil, consolidando sua presença na América do Sul e no cenário internacional. A Penalty é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades com bola: FIFA (futebol), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol).

 

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: