Termo da moda no mundo corporativo, em pesquisa recente 93% dos líderes de 150 das maiores empresas do país consideram o engajamento uma prioridade alta ou muito alta, o engajamento define o conjunto de conexões, racionais e emocionais, entre uma pessoa e outra ou pessoa e instituição, que gera resultado positivo para a empresa.
O especialista destaca que o engajamento pode despertar, entre outros benefícios, compromisso, pertencimento e orgulho em colaborar com a instituição. E a empresa, o que ganha com isso? Entre os resultados, Jean cita que o engajamento:
- Eleva a produtividade a medida em que aumenta o nível de compromisso, ou seja, a dedicação que o colaborador exerce junto à empresa;
- Impulsiona o nível de inovação da instituição;
- Reduz o turnover. Com ações focadas em motivar os colaboradores dentro das empresas, o índice de rotatividade, um dos maiores vilões em termos de custos, tende a sofrer queda;
- 4. Afeta diretamente a imagem da empresa, já que o colaborador mais engajado tem um olhar positivo sobre a empresa, o que se reflete também em seu discurso; influenciando também na atração de talentos.
- Reduz custos, afinal influencia em aspectos como comprometimento, produtividade e turnover. Só nos EUA, anualmente a falta de engajamento nas empresas custa certa de US$550 bilhões por ano.
Fundada em 2013, a primeira consultoria de engajamento do Brasil tem como objetivo entender os públicos, internos ou externos, das empresas e desenvolver estratégias para que estes públicos trabalhem a favor da empresa. Já engajou públicos de grandes empresas como McDonald’s, Facebook, Ambev e ViaVarejo. Também auxilia empresas com engajamento de causa, com estudos especializados em jovens de baixa renda, educação e tecnologia, diversidade, entre outros.