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TP-Link orienta sobre falhas em roteadores e prevenção

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Indústria vem investindo na pesquisa e troca de informações para evitar brechas

São Paulo, janeiro de 2016 – Nos últimos meses, muito se noticiou sobre falhas de segurança em roteadores em diversas partes do mundo. Os problemas vão desde a facilidade para quebrar a segurança dos aparelhos, até roteadores antigos com vulnerabilidades e unidades que ainda operam com a senha padrão de fábrica, o que os torna mais vulneráveis e podem dar margem à brechas e falhas usadas por cyber criminosos para os mais diversos golpes.

Preocupada sempre com a segurança de seus consumidores e com o desenvolvimento sustentável da indústria de rede, a TP-Link, empresa parceira para um dia a dia mais conectado, por meio de seu coordenador de Produtos no Brasil, Fábio Appel, esclarece possíveis questões referentes ao assunto, e orienta sobre os melhores caminhos para a prevenção.

Preocupação global com a segurança

“Existe hoje uma preocupação global com a segurança de dispositivos conectados, já que seu uso cresceu em todo o mundo. Desde o ano passado, hackers vem lançando ataques que cortaram acesso a alguns dos maiores sites do mundo”, explica Appel.

“A questão é que um roteador, por exemplo, é composto de diversas peças, fabricadas por várias empresas. Uma simples falha em uma porta USB, por exemplo, pode levar a uma brecha que possibilita uma série de fraudes, como o uso daquele roteador para redirecionar o usuário para um site específico, por exemplo”.

Por conta dessas falhas, entidades ligadas à segurança na Internet em todo o mundo, como a Comissão de Comércio dos Estados Unidos (FTC), por exemplo, tem intensificado as orientações para que os diversos players da indústria protejam melhor seus equipamentos e removam vulnerabilidades fáceis de serem exploradas por criminosos virtuais, como uso de senhas padrão.

“A TP-Link, hoje, trabalha em parceria com diversas empresas da indústria, focando na promoção de um esforço amplo para melhorar a segurança de dispositivos conectados à Internet, incluindo roteadores, webcams e outros dispositivos comumente usados por consumidores. Investimos em pesquisa e desenvolvimento, para que possamos identificar essas falhas cada vez mais rápido e ajudar todo o mercado a saná-las”, destaca Appel.

Como evitar
Para Appel, a orientação inicial para prevenir esse tipo de falha é sempre alterar a senha padrão que vem de fábrica, além de manter todos os sistemas atualizados. Para isso, é preciso fazer atualizações periódicas nos sistemas de todos os dispositivos conectados, pois toda vez que uma falha é identificada, a empresa responsável promove alterações no sistema capaz de saná-las.

“Hoje já existem alguns aparelhos com atualizações automáticas programadas, mas nem todos tem essa facilidade. Muitas vezes o consumidor instala o aparelho e nunca mais se preocupa com ele. Mas na realidade de hoje, isso não é mais possível. É preciso estar atento”, orienta o executivo.

Para facilitar a vida do consumidor, a TP-Link está cada vez mais empenhada em lançar produtos que já venham com o sistema de atualização programada, e trabalha na orientação de seus usuários, por meio de pós-vendas, atendimento ao consumidor e em suas redes sociais.

Sobre a TP-Link
Fundada em 1996, a TP-Link é líder global em fornecimento de dispositivos e acessórios de rede confiáveis, envolvendo todos os aspectos do dia a dia de seus clientes. A empresa é reconhecida pela IDC como a fornecedora número 1 de WLAN e dispositivos banda larga, com produtos presentes em mais de 120 países e milhões de clientes em todo o mundo*.

Reconhecida pela estabilidade e desempenho, a TP-Link desenvolveu ao longo dos anos um portfólio de produtos capazes de atender às necessidades de conexão de pessoas por todo o mundo. Agora, enquanto a vida conectada continua a evoluir, a empresa passa a expandir hoje para exceder as demandas que virão no futuro.

*De acordo com o último relatório trimestral do IDC Worldwide Quarterly WLAN Tracker, Q1 2016.


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