Cinco motivos para sua startup ter um bom logotipo - Trama
Voltar para sala de imprensa

Cinco motivos para sua startup ter um bom logotipo

 Confira as dicas do Cietec e dos professores da Graduação em Design da ESPM-SP para o sucesso da empresa

São Paulo, dezembro de 2016 – Neste ano, o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) comemorou 10 anos de parceria com o curso de graduação em Design da ESPM-SP. Em uma experiência didática inovadora, os alunos do segundo semestre do curso desenvolvem marca e identidade visual para as empresas incubadas.

   Para lembrar os 251 logotipos criados – com 70% delas em uso – os gestores da incubadora, empresários e professores da instituição dão cinco motivos para as startups terem boas marcas, desenvolvidas por designers profissionais ou em formação, orientados por especialistas.

Confira:

1.Define o propósito da empresa

Marcos Vinicius Mota, sócio da FairTraders, incubada cuja solução é um portal que calcula taxas aduaneiras para pequenos importadores e exportadores, conta que ter a identidade visual da empresa criada pelos alunos colaborou na percepção que os fundadores tinham da empresa e a limitar sua atuação. “Ao passar o briefing para os estudantes, tivemos que refletir sobre os serviços que vamos prestar”, explicou.

2.Transmite uma imagem para o cliente

A identidade visual da empresa tem a função de passar para o público sua imagem. No caso de uma startup, além de transmitir profissionalismo, deve também comunicar valores  importantes para a empresa. "O conceito de identidade é similar ao conceito de imagem. E é essa identidade que deve ser trabalhada e reforçada nos pontos de contato com seu público. O design, pensado de forma estratégica, é elemento de diferenciação no mercado" afirma Marcello Montore, coordenador da parceria na ESPM-SP.

3.É facilmente reconhecido

“A marca está em todos os materiais da empresa, do cartão de visitas ao site, por isso deve ser clara e fácil de identificar com a startup, seu produto ou serviço”, aconselha Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec. “A identidade deve deixar explícito o que a empresa faz, por meio de um nome, tipologia e símbolos”, complementa.

4.Comunica para os clientes e não para o empresário

Muitas vezes o nome da empresa e sua marca tem significados especiais para o idealizador da startup, já que é fruto de ideias e sonhos do empresário. O essencial, entretanto, é que o consumidor entenda rapidamente o que esses símbolos significam, já que eles comunicam de forma clara.  

5.Atrai o consumidor

A marca da empresa está relacionada com a experiência emocional de se consumir um produto ou serviço. Ele deve chamar a atenção do cliente potencial, transmitindo confiança para o futuro comprador. “Uma marca bem executada apresenta uma startup fidedigna, que se preocupa com seu cliente, desde o desenvolvimento até a entrega da solução”, conclui Risola.

Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: