São Paulo, dezembro de 2016 – Neste ano, o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) comemorou 10 anos de parceria com o curso de graduação em Design da ESPM-SP. Em uma experiência didática inovadora, os alunos do segundo semestre do curso desenvolvem marca e identidade visual para as empresas incubadas.
Para lembrar os 251 logotipos criados – com 70% delas em uso – os gestores da incubadora, empresários e professores da instituição dão cinco motivos para as startups terem boas marcas, desenvolvidas por designers profissionais ou em formação, orientados por especialistas.
Confira:
1.Define o propósito da empresa
Marcos Vinicius Mota, sócio da FairTraders, incubada cuja solução é um portal que calcula taxas aduaneiras para pequenos importadores e exportadores, conta que ter a identidade visual da empresa criada pelos alunos colaborou na percepção que os fundadores tinham da empresa e a limitar sua atuação. “Ao passar o briefing para os estudantes, tivemos que refletir sobre os serviços que vamos prestar”, explicou.
2.Transmite uma imagem para o cliente
A identidade visual da empresa tem a função de passar para o público sua imagem. No caso de uma startup, além de transmitir profissionalismo, deve também comunicar valores importantes para a empresa. "O conceito de identidade é similar ao conceito de imagem. E é essa identidade que deve ser trabalhada e reforçada nos pontos de contato com seu público. O design, pensado de forma estratégica, é elemento de diferenciação no mercado" afirma Marcello Montore, coordenador da parceria na ESPM-SP.
“A marca está em todos os materiais da empresa, do cartão de visitas ao site, por isso deve ser clara e fácil de identificar com a startup, seu produto ou serviço”, aconselha Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec. “A identidade deve deixar explícito o que a empresa faz, por meio de um nome, tipologia e símbolos”, complementa.
Muitas vezes o nome da empresa e sua marca tem significados especiais para o idealizador da startup, já que é fruto de ideias e sonhos do empresário. O essencial, entretanto, é que o consumidor entenda rapidamente o que esses símbolos significam, já que eles comunicam de forma clara.
A marca da empresa está relacionada com a experiência emocional de se consumir um produto ou serviço. Ele deve chamar a atenção do cliente potencial, transmitindo confiança para o futuro comprador. “Uma marca bem executada apresenta uma startup fidedigna, que se preocupa com seu cliente, desde o desenvolvimento até a entrega da solução”, conclui Risola.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).