Parceria público-privada viabiliza Programa de Educação Financeira para Adultos - Trama
Voltar para sala de imprensa

Parceria público-privada viabiliza Programa de Educação Financeira para Adultos

  Com foco em aposentados de baixa renda e mulheres beneficiárias do Bolsa Família, Programa chega ao quarto ciclo e promove oficinas de educação financeira para avaliar tecnologias sociais

São Paulo, novembro de 2016 – Iniciado em agosto de 2013, o Programa de Educação Financeira para Adultos desenvolvido pela AEF-Brasil, em parceria com a Citi Foundation, chega a uma nova etapa. Desde junho deste ano, cerca de 1.500 mulheres beneficiárias do Bolsa Família e 1.500 aposentados com renda de até dois salários mínimos, participam de oficinas de educação financeira. As atividades integram o quarto ciclo do Projeto Piloto do programa que está em pleno andamento.

“A proposta das oficinas é avaliar as tecnologias sociais criadas durante o Programa e compreender sua efetividade na transferência dos conhecimentos sobre educação financeira ao público-alvo”, comenta Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil. Segundo a executiva, também serão estudadas mudanças de comportamento financeiro, por meio de avaliação de impacto do Programa junto aos participantes da iniciativa.

O Programa deve envolver ao todo, quatro mil mulheres, beneficiárias do Bolsa Família e quatro mil aposentados com renda inferior a dois salários mínimos, identificados por meio de parcerias com os órgãos responsáveis pela relação com ambos. A ideia é atingir 1500 beneficiários de cada público-alvo durante a execução do Projeto Piloto. Os outros 2500 serão atingidos durante a fase de expansão do Projeto, prevista para 2017.

Citi Foundation destaca importância da causa
O programa conta com o apoio da Citi Foundation, por meio da qual são realizados os investimentos sociais do banco norte-americano Citi. Helen Faquinetti, gerente de Relações com Comunidade e Sustentabilidade do Citi Brasil, enfatiza que o investimento está totalmente alinhado à missão da Fundação, de promover progresso econômico e criar impacto mensurável em comunidades de baixa renda ao redor do mundo.

“A parceria com a AEF vem possibilitando que beneficiárias do Bolsa Família e aposentados tenham acesso a tecnologias inovadoras, que os apoiarão na melhor gestão de seus recursos financeiros” – destaca. Segundo a executiva, trata-se de uma iniciativa de grande impacto, uma vez que integra a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), o que faz da AEF um dos principais parceiros locais.

A profissional enfatiza que o investimento social da Citi Foundation é realizado por meio de parcerias locais, assim é possível avaliar as necessidades da comunidade e determinar serviços e benefícios públicos oferecidos. “Educação Financeira para Adultos é um tema urgente na agenda social do País e a parceria com a AEF vem nos possibilitando endereçar essa causa de forma abrangente” – completa Helen.

Histórico do Programa
Na primeira etapa do Programa, iniciada em 2014, e que durou cerca de um ano, os especialistas estudaram os públicos-alvo e definiram os perfis utilizados para o desenvolvimento das tecnologias sociais. Em 2015, foram produzidos e testados os protótipos dos materiais.

O protótipo foi aplicado ainda em 2015 em 1.630 mulheres beneficiárias do Bolsa Família e 1.507 aposentados. Em 2016, foram realizados ajustes que permitiram chegar a versão final da tecnologia social, utilizada no Projeto Piloto.

Confia as etapas do Projeto:
AEF_20161123145825.jpg (573×67)

Sobre a AEF
A AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.
 

A AEF é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre educação:@tramaeduca

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: