Bom pra cachorro: confira quais são os melhores exercícios físicos para fazer com o pet - Trama
Voltar para sala de imprensa

Bom pra cachorro: confira quais são os melhores exercícios físicos para fazer com o pet

exercicio-cao_20161027161923.jpg (5184×3456)
 
Com o clima quente se aproximado, aumenta a disposição para realizar atividades físicas. Para quem busca um incentivo, levar o pet pode ser uma boa opção. A Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais para cães e gatos, aponta os benefícios das atividades físicas para os cães e lista quais os exercícios mais adequados para praticar com o melhor amigo.

Exercícios do bem
Aumento da atividade metabólica, resistência respiratória, prevenção da obesidade, melhora na digestão, desenvolvimento muscular e das articulações e combate ao estresse. Esses são alguns dos benefícios que o pet pode obter ao praticar atividades físicas, mas antes de começar é preciso leva-lo ao veterinário para que o profissional avalie se o animal está apto a fazer exercícios e indique qual a modalidade mais recomendada para ele.

Caminhada
A caminhada é a atividade mais popular para se fazer com o cão. Além de fortalecer a musculatura do animal, a prática também alivia o estresse e reduz a euforia do pet dentro de casa, mas para isso ela não pode ser encarada como um passeio. “Dar uma volta no quarteirão com o pet não é caminhada. Para que o exercício ofereça os benefícios ao animal, é preciso praticá-lo com ritmo e frequência”, alerta Patrícia Padovez, veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods. A caminhada é indicada para todos os portes de cães e para começar o recomendado é que o percurso dure de 20 a 30 minutos.

Jogging e corrida
Para uma atividade mais intensa, como jogging ou corrida, deve-se analisar o condicionamento físico e o porte do pet. Cães de médio e grande porte possuem mais disposição para correr do que os cães de porte menor. Quanto ao condicionamento físico, para que o animal inicie a prática de jogging ou corrida, o ideal é que ele já pratique caminhada com regularidade. “O indicado é sempre estimular o cão de forma gradual, observando como o ele reage ao exercício”, recomenda Padovez. Com o treinamento correto e acompanhamento veterinário, o cão pode chegar a correr até 10 quilômetros ao lado do dono.

Ciclismo
Em alta principalmente nas grandes cidades, andar de bicicleta pode ser uma opção bastante agradável de exercício para o dono fazer com o pet. Como o animal deve acompanhar o ritmo da bicicleta, o ideal é manter uma pedalada leve, em que o cão consiga estar sempre ao lado do dono, com o focinho paralelo ao pedal. Coleira ou adaptador são recomendáveis para esta prática, assim como bicicletas com freio nas mãos, que são mais rápidas de parar do que as com freio nos pedais.

Recomendações gerais
Antes de iniciar uma rotina de exercícios com o animal, algumas recomendações são necessárias:

– Evite os horários de maior incidência de sol: prefira fazer atividades no início da manhã ou no fim da tarde, quando o clima está mais ameno e há menos incidência de sol. O solo quente pode queimar as patinhas do animal. Antes de começar a atividade, teste a temperatura do chão do local.

– Hidratação: água fresca não pode faltar para manter o cão hidratado. Uma dica prática é levar uma garrafinha de água e oferecer ao pet fazendo uma conchinha com as próprias mãos.

– Respiração: é importante atentar-se ao ritmo de respiração do animal. Se o pet estiver muito ofegante, faça uma pausa e ofereça água para que ele se recupere.Os cães de focinho curto, conhecidos como cães braquicefálicos, devem receber uma atenção redobrada no cuidado com a respiração. 

– Adestramento: para algumas atividades físicas, como a corrida e o ciclismo, é importante adestrar o animal. Ensiná-lo comandos para fazer curvas e a posição que ele deve ficar para acompanhar o dono no exercício são medidas fundamentais para a segurança do animal e a evolução dele no esporte.

Sobre a Farmina
A Farmina, empresa de origem italiana presente na Europa há 50 anos e no Brasil desde 2009, é especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais destinadas ao bem-estar de cães e gatos. Os alimentos são desenvolvidos por meio de um conceito nutricional cuja essência é a relação entre natureza + ciência. Da natureza, busca-se entender os instintos, necessidades nutricionais, comportamentos, hábitos dos animais e extrai importantes fontes de ingredientes. Com a ciência, realizam estudos científicos e o trabalho conjunto com profissionais especializados, que resultam em soluções nutricionais focadas na prevenção e no tratamento dos animais. Farmina Pet Foods; Happy pet. Happy you.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: