Plataforma de inovação aberta busca novas ideias de alimentos e bebidas junto a universitários - Trama
Voltar para sala de imprensa

Plataforma de inovação aberta busca novas ideias de alimentos e bebidas junto a universitários

 Lançada no começo do ano, a ferramenta já conta com mais de 200 sugestões de novos produtos cuja viabilidade é estudada pela indústria. Entre as ideias em desenvolvimento estão palitos de picolé e forminhas de cupcake comestíveis

São Paulo, outubro de 2016 – Lançada no começo do ano, a plataforma de inovação aberta Planta foi criada com o objetivo de reunir ideias inovadoras de produtos voltados ao mercado de alimentos e bebidas, funcionando como uma ponte entre o desejo do consumidor e as indústrias alimentícias, que tornarão viável o desenvolvimento dessas ideias e sua eventual chegada ao mercado.

Aberto a qualquer pessoa que tenha uma sugestão criativa nesse sentido, o projeto tem uma preocupação especial em ganhar a adesão dos universitários, sobretudo de cursos como engenharia de alimentos, química, gastronomia, entre outros relacionados ao ramo da alimentação, considerando o alto potencial de ideias assertivas que podem emergir da participação desse público.

Idealizada pela Duas Rodas, líder brasileira na fabricação de ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, a plataforma já conta hoje com 235 ideias postadas por consumidores de perfis diversos: profissionais do segmento de alimentação, estudantes, além de pessoas que, embora sejam leigas no assunto, também contribuíram com sugestões inusitadas, como, por exemplo, uma mistura em sachê para a produção de smoothies, um novo tipo de sorvete para ser consumido quente, palitos de picolé comestíveis, forminhas de cupcakes aromatizadas e também comestíveis, entre tantas outras.

Independentemente de ter nascido na Duas Rodas, o objetivo do projeto é investir em um movimento mais aberto e acessível, onde outras empresas podem fazer uso das ideias e criar desafios específicos para levar a indústria de alimentos e bebidas brasileira a um novo passo. Além do mais, a Planta pode auxiliar estas empresas no processo de avaliação mercadológica e técnica.

"O que queremos com a Planta é incentivar a inovação colaborativa no segmento alimentício. Uma nova ideia sempre traz um estímulo inovador, pois para viabilizá-la é preciso estudar novas texturas, sabores, aplicações, formulações e ingredientes", explica Fernando de Jesus, coordenador de Inovação da Duas Rodas e responsável pelo projeto.

Para o executivo, a plataforma é um canal entre o mundo acadêmico e o corporativo, dando a possibilidade de os universitários desenvolverem projetos dentro de empresas do setor de alimentos, que podem vir a precisar da sua capacidade técnica no desenvolvimento das ideias sugeridas.

"Isso significa que um estudante pode ter sua ideia transformada em realidade nas prateleiras dos supermercados no futuro, o que representa uma grande oportunidade", completa o executivo.

Para conhecer mais sobre a Planta e enviar ideias, basta acessar: http://www.planta.vc/

Sobre a Duas Rodas
Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 90 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e Manaus), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Em constante expansão, a multinacional brasileira adquiriu, recentemente, a Mix Indústria de Produtos Alimentícios, que atua com linhas de confeitaria e chocolateria, em São Bernardo do Campo (SP).

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: