Startup do Cietec lança primeiro serviço de genômica pessoal do Brasil - Trama
Voltar para sala de imprensa

Startup do Cietec lança primeiro serviço de genômica pessoal do Brasil

 Genera desenvolve testes que identificam riscos para doenças e mutações raras

São Paulo, junho de 2016 – A Genera, empresa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo Cietec/USP/IPEN, colocou no mercado um novo serviço de identificação de características genéticas. Reconhecida por popularizar testes de ancestralidade, agora a startup investe no myGene, por meio do qual é possível averiguar traços que marcam doenças e mutações.

Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador da Genera, explica que esse é a primeira iniciativa de Medicina Personalizada no país. A partir da análise, verifica-se a suscetibilidade do paciente para diabetes, doenças cardíacas e neurológicas, além de mutações raras que seriam sinal de câncer e outras síndromes genéticas.  Também são analisados resultados relacionados à tendência à calvície, metabolismo de cafeína, intolerância à lactose, entre outros. A intenção é que o paciente consiga personalizar a prevenção e antecipar tratamentos.

O primeiro passo do myGene é uma consulta com um médico geneticista, para uma entrevista sobre  histórico pessoal e saúde. Nessa etapa o paciente recolhe o material – saliva e sangue – e pode decidir quais exames quer realizar.  Segundo di Lazzaro, "esse tipo de teste é o começo de uma revolução na Medicina, e a tendência é que fique cada vez mais acessível à população", afirma. O médico completa que "algumas pessoas têm receio em relação aos dados surpreendentes que podem vir a descobrir. Mas a ideia central é que o diagnóstico precoce incentive a cuidar da saúde".

Os resultados são lidos em um retorno ao médico geneticista, que direciona o paciente aos especialistas, de acordo com o laudo. André Chinchio, sócio da Genera, conta seu caso ao realizar o teste: "descobri que tenho duas alterações raras relacionadas a doenças cardiovasculares. Meu avô paterno e tio materno morreram jovens de infarto. Hoje, com 32 anos, já comecei a me prevenir".

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, conta que hoje a Genera é uma das mais inovadoras startups do país na área de saúde. "A área de testes genéticos será muito promissora em um futuro próximo. Desde 2012, quando a empresa se associou à incubadora, vemos seu rápido desenvolvimento com muita atenção", conta o executivo. "A Genera começou com um pequeno escritório no Cietec e hoje tem um amplo laboratório, com modernos equipamentos de análise de DNA", completa Risola.

Sobre o Cietec
O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada há 18 anos. Entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, é um ambiente de inovação sinérgico, que apoia o acesso às agências de fomento, incentiva a prospecção de oportunidades de negócios corporativos e o relacionamento com o investimento-anjo e o venture capital. 

Em 2015, as 116 startups incubadas, já com produtos e serviços no mercado, faturaram R$ 35 milhões. As empresas que procuraram fomento governamental, tanto de entidades da esfera estadual, quanto da esfera federal, captaram R$ 6 milhões nesse mesmo período.  Os números mostram o sucesso na missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, o fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. 

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: