Clarke, Modet & Co. conduz a proteção da patente para balão de monitoramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - Trama
Voltar para sala de imprensa

Clarke, Modet & Co. conduz a proteção da patente para balão de monitoramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

 Soluções que ganharam a licitação do Comitê Olímpico Brasileiro, para controle e fiscalização de público, são propriedade da startup ALTAVE

São Paulo, junho de 2016 – A Clarke, Modet & Co., escritório líder em propriedade intelectual, é a responsável pelo depósito e acompanhamento do pedido de patente dos produtos ALTAVE COB e ALTAVE TUITI, que serão usados durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A empresa ALTAVE, nascida em São José dos Campos (SP), desenvolve soluções embarcadas em balões, com múltiplas funções, principalmente telecomunicação e segurança.

A startup inovadora, surgida na academia e com jovens empreendedores motivados, começou seus trabalhos dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira. Seus produtos, selecionados por licitação para fazer monitoramento e controle de grandes áreas com multidões durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, já foram usados no Carnaval do Rio de Janeiro (2013), Carnaval do Recife (2014), na Pacificação da Favela da Maré (RJ) e em operações da Polícia Militar de São Paulo.

A parceria com a Clarke, Modet & Co., segundo os engenheiros da ALTAVE Leonardo Nogueira e Ismael Costa, está concentrada na proteção intelectual de três ativos: a proteção da marca Altave e a patente de dois produtos. Os depósitos dos pedidos de patentes referem-se ao ALTAVE COB, um balão cativo utilizado para criar redes de telecomunicação, e ao ALTAVE TUITI, um dispositivo de ancoragem, criado pela empresa em 2012 e utilizado em toda a linha de balões.

Parceria em propriedade intelectual
Glaucia Gomes, Diretora Regional da filial SP Interior/MG, explica que a Clarke está auxiliando a empresa a proteger seus produtos para os mercados americano e europeu, onde há a concorrência de grandes players, como a Boeing.  "Por sermos um escritório internacional, com filiais no exterior, temos a oportunidade de atendermos o cliente de forma completa e personalizada, oferecendo nossa expertise nos países de interesse do cliente", conta a executiva. Glaucia também destaca que a Clarke é uma empresa de grande porte, que aposta no empreendedorismo inovador e tem um compromisso especial com a ALTAVE. "Acreditamos no projeto deles e vemos que a licitação para prestar serviços nas Olimpíadas foi apenas a primeira conquista", conclui.

Internacionalização
Leonardo Nogueira e Ismael Costa contam que é importante para a empresa estabelecer relações comerciais dentro e fora do Brasil, por isso procuraram a proteção intelectual internacional. "Constatamos que muitos dos problemas que resolvemos no Brasil possuem semelhança em outros países. Além disso, os sistemas que serão usados nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro vêm repercutindo lá fora e atraindo interessados nas soluções da ALTAVE", afirma Nogueira, CEO da empresa.
 

Segundo o empreendedor, são seis os nichos que a ALTAVE quer explorar no exterior: defesa, segurança, monitoramento, ambiental, agronegócio e telecomunicações. Em telecom, o foco é a aplicação dos balões para manter enlaces e para transmissão de vídeo e dados em tempo real, podendo realizar o trabalho de ERBs (Estação Rádio Base) em lugares remotos. Outro nicho é a cobertura com rede de telefonia ou internet em grandes eventos.

Sobre a Clarke, Modet & Co.
A Clarke, Modet & Co é o escritório líder em propriedade intelectual nos países de língua espanhola e portuguesa. Fundado na Espanha e com 50 anos de atuação em mercado brasileiro, sua estrutura permite que sejam atendidas pessoas físicas e jurídicas interessadas em conhecer melhor sobre marcas e patentes em todo o território nacional. Seus clientes estão nos setores estratégicos de inovação no país: institutos e centros de pesquisa, grandes empresas e startups presentes em incubadoras e parques tecnológicos. Para atender ao público interessado em proteção de propriedade intelectual, conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas em marcas e patentes, inclusive das áreas de química, farmácia, biotecnologia, cosméticos, metalurgia, farmácia e indústria automobilística. Seus principais serviços estão segmentados em patentes, marcas, nomes de domínio e direitos de autor.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: