Empresa do Cietec domina técnicas que podem evitar rompimento de barragens - Trama
Voltar para sala de imprensa

Empresa do Cietec domina técnicas que podem evitar rompimento de barragens

 Berrocal Inovações Geofísicas é especializada no monitoramento deste tipo de estrutura. Consultoria ajuda na prevenção de casos similares aos de Mariana (MG)

São Paulo, novembro de 2015 – Com a tragédia da barragem que atingiu o Rio Doce e suas áreas de manancial, de consequências ambientais e humanas que ainda não foram totalmente calculadas, uma das maiores preocupações é com a situação de outras barragens na região e no restante do Brasil. A inovação no setor de monitoramento dessas construções é uma solução para o problema, sendo que um dos expoentes é a Berrocal Inovações Geofísicas, consultoria especializada em sismologia associada à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, gerida pelo Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia).

Fundada por Jesus Berrocal, professor aposentado do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, a empresa domina tecnologias para verificar integridade das barragens, a partir de avaliações de abalos baseadas em sismologia. Uma das técnicas aplicadas é o monitoramento por sistema de navegação por satélite (GNSS), que, por meio de receptores, monitora pontos individuais ou uma rede de pontos, mostrando qualquer movimentação na estrutura em análise.

Segundo Berrocal, "nossa empresa é a única representante no Brasil da técnica de GNSS, aplicada por uma empresa americana chama Trimble". O equipamento criado pelos pesquisadores americanos "é capaz de fazer a análise das estruturas em tempo real, avisando qualquer anomalia imediatamente, a tempo de evitar rompimentos", destaca o professor.

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, explica que "o investimento em novas tecnologias e no monitoramento constante são importantes para evitar outras tragédias, mas é preciso incrementar a fiscalização com a inovação já existente. O conhecimento da Berrocal, que está dentro da incubadora, deve ser replicado para todas as partes interessadas", explica o especialista.

Os governos federal e estadual estão cientes sobre a precaução de novas tragédias. No início de novembro, por exemplo, foi anunciado que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia, receberá R$ 9 milhões entre o fim de 2015 e 2016 para financiar o monitoramento de estruturas que controlam rejeitos de mineração.

Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: