Novembro Azul: Pilates é forte aliado no tratamento e prevenção do Câncer de Próstata - Trama
Voltar para sala de imprensa

Novembro Azul: Pilates é forte aliado no tratamento e prevenção do Câncer de Próstata

Considerada atividade de baixo impacto e com enorme potencial de adaptação às necessidades do paciente, a técnica tem revelado excelentes resultados e pode retardar ou prevenir a doença

São Paulo, novembro de 2015 – No mês que marca a conscientização e prevenção do câncer de próstata, diversas ações destacam a importância do exame preventivo em todo o país. O calendário do “Novembro Azul” conta com iluminação em pontos turísticos e monumentos, palestras informativas, ações em estádios, intervenções em eventos populares.

A mobilização faz sentido. Dados de uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer – Inca – para o câncer de próstata apontam uma média de 68 mil novos casos registrados em 2014. Em 2011, a doença foi responsável por mais de 13 mil óbitos. Segundo câncer mais comum entre os homens brasileiros, a doença ataca a glândula que integra o aparelho reprodutor masculino. Localizada abaixo da bexiga, a próstata pesa cerca de 20 gramas e sua principal função é produzir o esperma.

Potencial
Para alguns especialistas, a conscientização em relação à prevenção do câncer de próstata pode (e deve) começar muito antes do tradicionalmente recomendado exame, que costuma ser realizado por volta dos 45 anos. E aliados para isso não faltam. Um deles, o Pilates tem revelado excelentes resultados. Considerada atividade de baixo impacto e com enorme potencial de adaptação às necessidades de cada paciente, a técnica é uma alternativa para quem está em tratamento: pode retardar ou prevenir a doença.

A fisioterapeuta Helena Mathias, diretora do Núcleo de Movimento Pilates & Reabilitação e educadora da Physio Pilates, destaca que a técnica atua de forma diferenciada na recuperação funcional do paciente. Além de reforçar a musculatura do assoalho pélvico, contribui para atenuar alguns efeitos colaterais provenientes do tratamento da doença: “O método ajuda a combater a fadiga, a perda de massa muscular óssea e a redução da força muscular, que aumentam o risco de queda, o que é muito prejudicial para o idoso, a maioria dos pacientes”. A profissional complementa que a prática ajuda a melhorar a autoestima e a minimizar a depressão, aspectos emocionais que geralmente acompanham as patologias crônicas.

Fortalecimento
Para a especialista, após a cirurgia de próstata, é importante iniciar tratamento para incontinência urinária. Helena recomenda a reeducação do assoalho pélvico com trabalho de fisioterapia para o fortalecimento do períneo como a primeira opção no tratamento conservador. 

Entre as funções dos músculos do assoalho pélvico está a de se contraírem para manter a continência urinária. Eles também relaxam para permitir o esvaziamento intestinal e evitam o deslocamento dos órgãos pélvicos: “Associado à fisioterapia uroginecológica, o método Pilates é uma alternativa para a prevenção e tratamento do câncer de próstata, pois a contração das musculaturas envolvidas com a glândula está ligada aos princípios básicos do método por meio da ativação do “core” ou centro de força” – finaliza Helena.

Sobre a Physio Pilates
Fundada em 1991 por Alice Becker, educadora e membro do comitê internacional de currículo da Polestar Pilates, a Physio Pilates é pioneira em trazer ao Brasil o método Pilates e expandi-lo para todo o País. Com sede em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (BA), a Physio Pilates oferece equipamentos modernos, certificação de alto nível e conta com mais de 60 Studios Parceiros credenciados para a prática do Pilates e métodos de movimento afins. Reconhecida internacionalmente, a marca conquistou credibilidade, principalmente no mercado sul-americano, sendo a única licenciada no mundo para a fabricação dos equipamentos Balanced Body e uma das únicas licenciadas da Polestar Pilates. Em 2007, a empresa foi escolhida para comercializar, também com exclusividade, os equipamentos da Gyronotic. Sempre atenta às inovações do mercado, em 2010 se tornou representante exclusiva, no Brasil, do CoreAlign, técnica desenvolvida pelo fisioterapeuta sul africano Jonathan Hoffman, em co-autoria com a Balanced Body.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: