Empresa do Cietec completa instalação de usina de energia solar - Trama
Voltar para sala de imprensa

Empresa do Cietec completa instalação de usina de energia solar

 VIS Technology é a responsável pelo funcionamento de instalação fotovoltaica que atendecondomínio industrial no interior de São Paulo

São Paulo, junho de 2015 – A VIS Technology, empresa associada ao Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), concluiu a implantação da segunda maior usina fotovoltaica (energia elétrica obtida a partir de luz solar) com investimento 100% privado do Brasil. Incubada em 2011, a startup é especializada em tecnologias avançadas de controle e conversão de energia solar em elétrica.

Localizada em Araçariguama (SP), em um condomínio industrial e logístico da Construtora Systemac, oito empresas se beneficiam da usina de 600 módulos fovoltaicos. A instalação tem uma capacidade de 150 kWp (150 mil Watts pico de potência) e produz 226.234 kWh (kilowatts hora) de energia por ano. Essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer 125 residências de porte pequeno, evitando a emissão de 228 toneladas de CO2 na atmosfera.

A VIS Technology executou o projeto por completo, desde análise da viabilidade técnico-financeira do empreendimento – análise da melhor tecnologia, insolação local, posicionamento dos módulos, tempo de retorno do investimento – até seleção e aquisição dos equipamentos. A empresa também foi responsável pelo projeto básico e executivo, instalação e início da operação.

Carlos Evangelista, sócio da VIS Technology, conta que a usina fotovoltaica foi construída com equipamentos importados, já que eles têm um preço muito mais competitivo do que o nacional. "Como alguns fabricantes, por exemplo, os chineses, têm escala para a manufatura das células e módulos fotovoltaicos, o preço deles torna-se muito atraente, ficando difícil para as empresas nacionais concorrerem", explica.

"Além disso, foi necessário formar uma equipe especializada no Brasil, apesar de haver excelentes engenheiros e milhares de técnicos eletricistas. Tivemos dificuldade em formar uma equipe que, além dos conhecimentos em eletricidade básica, baixa/média tensão e eletrônica de potência, tivessem também uma expertise em sistemas de Energia Solar Fotovoltaica. Sendo assim, demos o treinamento necessário à equipe, além de contratar engenheiro coordenador que já tivesse executado esse tipo de instalação. Acabamos formando, treinando e contratando toda a equipe".

"O Brasil tem um enorme potencial para fontes renováveis de energia. Por isso ficamos muito orgulhosos em ter uma empresa inovadora como a VIS Technology associada ao Cietec", lembra Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec.

Entre as empresas atendidas pela energia solar gerada pela usina da VIS Technology estão uma indústria de sistemas construtivos para galpões industriais, uma montadora de veículos elétricos, fábrica de tintas, fábrica de fachadas de prédios, indústria de vestuário e museu de carros, por sinal, o maior da América Latina.

Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: