Educadores que aliam artes ao ensino tradicional se surpreendem com os resultados em sala de aula - Trama
Voltar para sala de imprensa

Educadores que aliam artes ao ensino tradicional se surpreendem com os resultados em sala de aula

Para as professoras dos Colégios mantidos pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) escola deve ter a preocupação de educar por meio das artes e do esporte


São Paulo, abril de 2015 – Habilidades e talento de educadores que vão além dos dons empregados na carreira do magistério vêm conquistando cada vez mais espaço dentro das salas de aula. As experiências de alguns professores, tanto no ensino médio quanto no fundamental, comprovam o quanto é importante estimular a ludicidade na aplicação dos conteúdos, um meio de fazer com que os alunos apliquem suas ideias e construam o conhecimento de acordo com a proposta pedagógica.


A atriz, bailarina e professora de português, Claudiane Carvalho sabe bem disso. Ela alia a paixão pelo magistério ao amor pelo teatro, ambos descobertos ainda na infância. Professora de língua portuguesa e literatura do Ensino Médio, no Colégio Santa Catarina em São Paulo, mantido pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), Claudianeconcilia as profissões há 18 anos. Reconhece no seu trabalho os reflexos da união das disciplinas: “a professora de português ajuda a atriz na leitura dramática, na compreensão do texto e subtexto, na construção de um personagem. E a atriz também ajuda a professora de português na sua missão de educar” – comenta Claudiane.


“Graças ao teatro nunca tive problemas de voz. Nas aulas aprendemos a usá-la adequadamente. Também costumo levar referências de peças e filmes para as minhas aulas. Procuro sempre transmitir esse meu amor pelas artes aos meus alunos” – comemora a professora que os incentiva a adaptar uma obra literária para o teatro ou vídeo a cada bimestre e revela que eles têm surpreendido bastante. Produzem trabalhos muito criativos. Segundo a professora, o processo também tem despertado o interesse do aluno pela obra literária e tem conquistado a preferência do estudante quando o assunto é avaliação escolar.


Para Claudiane, a escola deve ter a preocupação de educar por meio das artes e do esporte. “Acredito que se eu não tivesse o apoio das minhas professoras lá da escola pública, quando criança, nas minhas brincadeiras teatrais, talvez hoje eu não seria bailarina, nem atriz, nem professora de literatura”, avalia.


Além dos livros da biblioteca
Em Juiz de Fora, os alunos de Marcela Suerus sentem-se privilegiados. Professora de língua portuguesa e literatura infantil, ela dá aulas no Colégio Santa Catarina, também mantido pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), há 29 anos.Marcela leva para a sala de aula os benefícios da arte. Une o dinamismo das crianças ao universo encantado da literatura, da arte, do teatro e dos fantoches. Participou de cursos de contação de histórias e de produção de bonecos, inclusive em um famoso grupo de São Joao Del Rey. Desde então produz seus próprios fantoches, adotados em aulas.


Sedenta por desafios, vislumbrou na biblioteca do Colégio Santa Catarina, há 12 anos, novas possibilidades que vão além da leitura. Escreveu um projeto para a direção propondo trabalhar com contação de histórias, estimulando nas crianças, de forma lúdica, o gosto pela leitura. “A ideia foi aprovada e eu comecei a dar aulas para as turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental”, relata Marcela.


Deu tão certo que no ano seguinte Marcela passou a adotar o projeto com as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e até hoje está em vigor. Toda a decoração da biblioteca, cenários, figurinos, fantoches usados nos teatrinhos são confeccionados por Marcela com material reciclável.


Os benefícios são visíveis: os alunos participam das apresentações de teatro, se envolvem, vencem a timidez, melhoram a autoestima, a interpretação de texto. “Eles aprendem brincando. As atividades despertam a parte sensorial, a criatividade, a expressão corporal. É fundamental oferecer momentos que resgatem a imaginação, a fantasia e o lado lúdico” – finaliza Marcela.


ACSC na Educação
A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) mantém hoje a gestão de 10 unidades na área da Educação, entre colégios, escolas e creches, em seis Estados brasileiros.


Com mais de 100 anos de tradição no segmento, as unidades educacionais da ACSC desenvolvem projetos que visam à promoção da cidadania, além de uma formação humanizada.  


Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina
Com 118 anos de atuação, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma instituição filantrópica, cujas atividades impactam na cadeia de valor das comunidades onde se encontra inserida. Por meio de um modelo de Governança Corporativa sustentável, a entidade consegue gerir de forma eficaz as 31 instituições nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social em sete Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso e Goiás. Ao todo, a Associação Congregação de Santa Catarina reúne hoje cerca de 15 mil colaboradores e realiza, em média, 15 milhões de atendimentos por ano. Este modelo de governança possibilita executar dignamente e de forma permanente a missão iniciada pelas Irmãs de Santa Catarina e acolher cada ser humano na sua integralidade, conciliando eficácia organizacional, valores cristãos e compromissos com as necessidades das comunidades.
www.acsc.org.br.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: