71% das uvas exportadas para a Europa em 2014 são consideradas aceitáveis - Trama
Voltar para sala de imprensa

71% das uvas exportadas para a Europa em 2014 são consideradas aceitáveis

 Resultado das análises das exportações de Petrolina (PE) para o porto de Rotterdã foi divulgado essa semana pelo Itep – Instituto de Tecnologia de Pernambuco

São Paulo, março de 2015 – O Itep – Instituto de Tecnologia de Pernambuco concluiu a análise dos resultados das inspeções de 351 contêineres de uva exportados para a Europa na safra de 2014. As frutas que chegaram aos Países Baixos de setembro do ano passado a janeiro deste ano tiveram um nível de aceitabilidade de 71%. As inspeções acontecem dentro do Programa Qualifruit.com, que acompanha as inspeções e analisa os resultados das condições e a qualidade de frutas exportadas pelo Vale do São Francisco.

Seis empresas holandesas, parceiras do Programa Qualifruit.com, inspecionaram 351 contêineres e realizaram 1.026 inspeções. Deste total, 724 foram consideradas aceitáveis (71%) e 203 em bom estado (20%). Apenas três estavam fora das especificações ou tinham perda total (0,3%), e 91 foram consideradas ruins (9%).

Em 2013, foram inspecionados 407 contêineres, de onde resultaram 1.465 inspeções. Os números daquele ano mostram que 1.014 estavam aceitáveis (69%) e 347 boas (6,9%). Na comparação, os índices da safra de 2014 apresentam melhora, especialmente, no aumento de resultado de inspeção aceitável e bom.

As atividades do Itep de supervisão das condições e da qualidade de frutas se iniciaram em 2010, a partir da demanda dos produtores-exportadores Vale do São Francisco apresentadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia, do Governo de Pernambuco, que financia o programa. O objetivo era informar aos produtores-exportadores pernambucanos as condições e a qualidade das frutas de cada contêiner recepcionado. A cada ano, os relatórios são apresentados aos exportadores de forma global e também de forma individual, por empresa produtora.

Sobre o ITEP
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) é uma organização social sem fins lucrativos, que oferece soluções tecnológicas para o setor produtivo de Pernambuco e do Brasil. Criado em 1942, presta serviços para iniciativa privada e órgãos públicos, além de realizar convênios com entidades financiadoras de pesquisa, como CNPq e FINEP.
 

Com 15 laboratórios e mais de 500 funcionários, a entidade executa projetos e pesquisas de natureza básica, aplicada e tecnológica e apoia o empreendedorismo e a educação para a ciência. Seus centros estão capacitados para análises nas áreas de segurança alimentar, química, biotecnologia, energia, meteorologia, geoinformação, tecnologia da informação e comunicação, e logística.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: