ITEP coloca a disposição maquinário para empresas de metalmecânica de Pernambuco - Trama
Voltar para sala de imprensa

ITEP coloca a disposição maquinário para empresas de metalmecânica de Pernambuco

 Novo laboratório impulsionará setor que empregou mais de 100 mil pessoas só em 2014

São Paulo, março de 2015 – O ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) passa a ser um grande apoio para as micro, pequenas e médias empresas do segmento de metalmecânica no Estado de Pernambuco. Seu Laboratório de Mecânica e Usinagem Avançada (LMUA) começou a funcionar para empresas associadas.

O novo espaço técnico do ITEP, que funcionará todos os dias do ano, durante 24h por dia, oferece serviços em diversas frentes, como projeto mecânico e de dispositivos, integridade estrutural, engenharia de fabricação e usinagem mecânica. Além disso, disponibiliza o LMUA como infraestrutura compartilhada com empresas, empreendimentos incubados e universidades.

 As máquinas e equipamentos do laboratório, cedidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) do Governo do Estado de Pernambuco, são do tipo controle numérico computadorizado. Segundo Marcos Pereira, responsável pelo LMUA, "um torno dessa tecnologia custa em torno de R$ 300 mil, investimento elevado para empresas de micro, pequeno e médio porte".

Nesse sentido, o empresário associado ao LMUA poderá usar os equipamentos para desenvolver protótipos e novos produtos, e apresentá-los a clientes, antes de decidir fazer um investimento de capital dessa magnitude. Ademais, o instituto ajudará no desenvolvimento do processo de fabricação nas empresas e no treinamento e formação especializada de pessoal.

Sobre o ITEP
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) é uma organização social sem fins lucrativos, que oferece soluções tecnológicas para o setor produtivo de Pernambuco e do Brasil. Criado em 1942, presta serviços para iniciativa privada e órgãos públicos, além de realizar convênios com entidades financiadoras de pesquisa, como CNPq e FINEP.
 

Com 15 laboratórios e mais de 500 funcionários, a entidade executa projetos e pesquisas de natureza básica, aplicada e tecnológica e apoia o empreendedorismo e a educação para a ciência. Seus centros estão capacitados para análises nas áreas de segurança alimentar, química, biotecnologia, energia, meteorologia, geoinformação, tecnologia da informação e comunicação, e logística.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: