AVG alerta: golpistas usam suposto e-mail de cobrança de pedágio para espalhar vírus - Trama
Voltar para sala de imprensa
AVG

AVG alerta: golpistas usam suposto e-mail de cobrança de pedágio para espalhar vírus

 Boleto de cobrança é usado como isca para cibercrimes

São Paulo, outubro de 2014 – Nos últimos dias, uma nova modalidade de ameaça invadiu a caixa de e-mail de muitos usuários: trata-se de um suposto boleto de cobrança do serviço de liberação automática de pedágio Sem Parar. O falso e-mail utiliza da engenharia social para espalhar a ameaça, apresentando uma suposta multa por excesso de velocidade, quando o usuário passa pela cancela do pedágio a mais de 40 Km/h, emitida pelo sistema da empresa Sem Parar. Ao clicar para baixar o boleto o usuário é infectado.

Diante desse tipo de ameaça os especialistas da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis utilizados por 187 milhões de usuários, estão disponíveis para orientações e esclarecimentos. O novo vírus é detectado pelo antivírus da AVG como Win32/delf.

"Como sempre, os criadores de vírus para computadores utilizam de oportunidades e brechas em serviços e produtos para atuar em sua especialidade: a engenharia social. Uma pessoa com o temor de ter seu nome sujo na praça é uma vítima fácil e propensa a clicar no link e baixar o vírus, ainda mais quando se trata de uma empresa séria, que merece toda atenção e credibilidade como a Sem Parar. A AVG já dispõe de vacina para estes malwares e está monitorando a Internet em busca de novas eventuais tentativas de golpe semelhantes", afirma Leandro Mantovam, CEO da AVG Brasil.

Fontes
Tanto Leandro Mantovam quanto Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil, estão disponíveis para entrevistas, comentando e orientando sobre esse tipo de ameaça.
 

Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 187 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo!

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: