Conquista da autonomia contribui para o desenvolvimento das pessoas com deficiência - Trama
Voltar para sala de imprensa

Conquista da autonomia contribui para o desenvolvimento das pessoas com deficiência

 Entre os benefícios gerados pela independência está o aperfeiçoamento pessoal, profissional e social, além da melhora da autoestima. Especialista da Avape fala sobre o assunto

São Paulo, julho de 2014 – A falta de incentivo à autonomia pode ser um empecilho para o desenvolvimento das pessoas com deficiência. Neste sentido, a família desempenha um papel fundamental, pois os pais tem uma capacidade especial de visualizar todo o potencial de seus filhos, estimulando suas habilidades e competências, a despeito de eventuais limitações. Esta é avaliação da psicóloga Flávia Rego, que atua no Programa de Reabilitação da Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência.

De acordo com a especialista, a conquista da autonomia é importante para o desenvolvimento físico e psicológico das pessoas com deficiência e o sucesso neste processo depende da realidade de cada indivíduo. “Existem dificuldades que rondam o desenvolver da autonomia em algumas pessoas, em função da própria deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial. É preciso avaliar caso a caso, saber como foi realizada a reabilitação dessa pessoa, sua adaptação familiar, entre outras questões”, diz Flávia.

“Cada pessoa com deficiência é única dentro do seu universo, ou seja, cada historia é uma historia, assim como o grau de autonomia e necessidade individual. Em alguns casos, o fato de a pessoa conseguir comer sozinha, já representa uma grande autonomia, em outros, a conquista é poder ir sozinho para o trabalho, por exemplo”, completa a psicóloga.

Ainda segundo Flávia, quando uma pessoa com deficiência passa a ter consciência de suas próprias escolhas, e pode ter uma postura mais autônoma diante da vida, os ganhos psicológicos são muitos, como a autopercepção, a sensação de pertencimento social e a elevação da autoestima.

É o caso de Daiane Moura Julião, 19 anos, que, mesmo tendo sempre o apoio da família, desenvolveu a autonomia e as relações sociais quando teve a oportunidade de começar a trabalhar. Sua deficiência é conhecida como Mielomeningocele ou Mielo, uma alteração congênita na espinha dorsal.

Quando conheceu a Avape, Daiane teve a oportunidade de participar dos programas de capacitação, reabilitação e aprendizagem da instituição. Hoje, como jovem aprendiz da área administrativa da empresa Atlas Schindler, ela valoriza a experiência que teve na entidade como um passo de grande importância na sua vida, que permitiu que ela se tornasse uma pessoa mais independente e confiante.

“O apoio que recebi da minha mãe e a qualificação prestada pela Avape foram fundamentais para me motivar a ir em frente e superar obstáculos”, comenta Daiane, que completou um ano na função e vai prestar vestibular para o curso de Administração. Além de trabalhar, ela gosta de fazer natação e já pratica a modalidade há três meses.

“A pessoa com deficiência incluída no mundo do trabalho passa perceber-se de forma positiva na sociedade, realizando suas próprias escolhas, assumindo o protagonismo de sua existência, e, na maioria das vezes, desmitificando o papel de coitado que historicamente a sua condição foi marcada na nossa sociedade”, comenta Flávia.

“Quando se começa a trilhar este caminho, a pessoa com deficiência consegue imprimir seu papel de cidadão, como parte integrante da construção de sua comunidade. Ela passa a perceber a influência e a contribuição de sua atividade profissional para o desenvolvimento de seu entorno, e muitas vezes na mudança de condição social de sua família”, complementa a psicóloga.

A autonomia está entre as 20 competências que são desenvolvidas pela Avape por meio de oficinas que simulam o ambiente de trabalho, além da participação dos usuários em grupos de orientação profissional, social e pessoal, e atendimentos individuais e familiares. O Programa de Capacitação Profissional oferece, por exemplo, um espaço de transição entre a dependência e independência, ou seja, a mudança da vida doméstica para a vida adulta, dispondo de ferramentas e metodologia própria.

Foco na pessoa com deficiência – Saiba mais sobre os objetivos dos programas oferecidos pela Avape

– Reabilitação Clinica: visa à habilitação e reabilitação clínica por meio da prevenção, do diagnóstico e tratamento.

– Reabilitação Profissional: o objetivo é preparar pessoas com deficiência (ou em situação de vulnerabilidade social) para o mundo do trabalho. Nas unidades, os jovens são avaliados conforme suas características, aptidões, interesses e habilidades, podendo experimentar, na prática, um ambiente que simula o contexto profissional.

– Capacitação Profissional: a Avape oferece cursos para que os participantes tenham as mais amplas condições de empregabilidade e competitividade. Com isso, ao tornar as pessoas economicamente ativas, possibilita um resgate da dignidade e cidadania, com melhoria da autoestima de cada um dos usuários.

– Aprendizagem: cria oportunidades de incluir jovens em situação de vulneralibilidade social, com ou sem deficiência no mundo do trabalho. Contemplando uma formação técnico-profissional, organizada em atividades teóricas e praticas para o jovem e representando a oportunidade das empresas exercerem sua responsabilidade social por meio da lei 1097/00.

– Inclusão Profissional: Tem por objetivo desenvolver o potencial humano, do ponto de vista profissional, e derrubar barreiras para que todos tenham seu lugar no mercado de trabalho. Para que isso seja possível, também são oferecidos serviços de consultoria e assessoria para empresas e organizações, desenvolvendo ações de educação corporativa, por meio de palestras e treinamentos, processos customizados de capacitação, identificação de talentos para exercer as diversas atividades da empresa, projetos de acessibilidade, identificação e análise de postos de trabalho. Busca-se, deste modo, preparar as pessoas e as empresas, atendendo as suas necessidades e fazendo com que a inclusão se torne algo natural e contínuo.

Sobre Avape
Fundada em 1982, a Avape é uma organização filantrópica de assistência social, que atua no atendimento e na defesa de direitos, oferecendo um trabalho completo que engloba o atendimento clínico, o desenvolvimento de competências para o convívio social, a reabilitação e capacitação profissional, além da inclusão no mundo do trabalho. Atende pessoas com todo o tipo de deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, do recém-nascido ao idoso, promovendo as competências dessas pessoas visando à sua autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania. Em 2013, mais de 12 mil pessoas foram atendidas e, ao longo de sua trajetória, promoveu a inclusão de mais de 20 mil pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Saiba mais sobre o trabalho da Avape acessando: 
www.avape.org.br | Facebook: www.facebook.com/avape | Twitter: @Avape  YouTube:www.youtube.com/tvsentidos | MAPA – Movimento Avape pela Ação: www.avape.org.br/mapa

 

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: