Operação Lava Jato aquece debate sobre corresponsabilidade das empresas sobre informações trocadas via Skype - Trama
Voltar para sala de imprensa

Operação Lava Jato aquece debate sobre corresponsabilidade das empresas sobre informações trocadas via Skype

 Segundo a empresa brasileira de segurança Winco, a gravação autorizada de conversas via Skype pode inibir o mau uso dessa ferramenta de comunicação

São Paulo, maio de 2014 – No final de março, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lava Jato, na qual identificou que alguns suspeitos de lavagem de dinheiro se identificavam por codinomes e evitavam ligações telefônicas convencionais, preferindo mensagens criptografadas de BlackBerry, diálogos via Skype ou troca de dados por Whatsapp em suas negociações. Tal uso da tecnologia reacendeu a discussão sobre o uso de ferramentas como o Skype no ambiente corporativo ou em negociações sigilosas ou delicadas. Diante disso, a Winco esclarece que o Skype continua sendo considerado uma ferramenta eficiente e com alto grau de confidencialidade, mas que, para garantir o seu uso adequado, as empresas devem  adotar soluções de controle e grava ção como o Winco Talk Manager.

Apesar das tentativas de camuflagem, usando codinomes e programas considerados mais seguros em relação a telefonemas comuns para evitar o grampo, a Polícia Federal obteve autorização judicial para interceptar em tempo real dados trocados pelos investigados por Skype e outras ferramentas.  Para a realização da escuta de Skype foi necessária a colaboração da própria Microsoft, em atendimento a esta ordem judicial.

O Skype é uma ferramenta considerada segura quanto à confidencialidade da comunicação, graças à criptografia e outras técnicas de segurança utilizadas.  A privacidade oferecida pelo Skype é uma característica atraente tanto para empresas e pessoas físicas quanto para usuários mal intencionados, como no caso da operação Lava Jato. 

Assim, a questão que se coloca para as empresas é como continuar usufruindo dos benefícios do Skype, garantindo a produtividade e evitando o risco de ser responsabilizada pelo eventual mau uso dado por alguns de seus funcionários. De acordo com o Código Civil Brasileiro, a empresa é corresponsável pelas ações ilícitas praticadas por seus funcionários com meios fornecidos por ela durante o horário de trabalho.

Pensando nisso, ferramentas de gerenciamento de Skype como o Winco Talk Manager (WTM),podem ajudar a reduzir esse risco, ao controlar e gravar o uso do Skype nas estações de trabalho. Com o WTM, o usuário tem conhecimento de que suas conversas são gravadas e monitoradas pela empresa. Assim, em caso de má intenção, o usuário evitará utilizar o Skype na empresa, reduzindo-se significativamente o mau uso do Skype corporativo. 

"Com o Winco Talk Manager, as empresas podem controlar o acesso de cada um de seus usuários, bloquear a transmissão de arquivos, monitorar chats em tempo real, gravar todas as ligações via Skype e reproduzir chamadas pela web. A ferramenta viabiliza o uso corporativo do Skype de forma segura e eficiente", explica Marcelo Diamand, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Winco. 

Sobre a Winco
Fundada em 1997, a Winco é uma empresa de tecnologia, com foco em soluções de segurança de informação e de conectividade TCP/IP, e conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de uma rede com mais de 1.200 revendas em todo o país. Desde 2003, a companhia se tornou a parceira brasileira da AVG Technologies – criadora do antivírus AVG – e responsável pela distribuição exclusiva das soluções da fabricante em todo o Brasil. Além da AVG, a Winco desenvolve soluções de segurança e controle de acesso à Internet, tais como, o Winconnection, o Winco DDNS  e o Winco Talk Manager.

 Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: