Renato Meirelles, consultor e grande especialista em Classe C

A Trama Conteúdo entrevistou para a próxima edição da Impulso Arcor! (março de 2011) um dos “papas” da Classe C no Brasil, Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular, um dos mais renomados órgãos de pesquisa do País com foco no comportamento de compra de consumidores alocados nessa camada da população. O também colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda” foi enfático ao afirmar que “a publicidade brasileira precisa entender que a classe C, apesar de ter poder aquisitivo relevante, não tem a mesma mentalidade das elites”.

Para ele, muitos executivos e profissionais de comunicação ainda precisam fazer a lição de casa se querem efetivamente elaborar estratégias para atingir a classe emergente. “O desafio consiste em se reinventar, pois, alguns executivos ainda acreditam que a classe C quer ser a classe A, mas este pensamento está completamente equivocado. Ele acha o cara do topo da pirâmide um babaca, perdulário”, afirmou Meirelles.

Uma pesquisa do Instituto Data Popular, feita com empresários de 100 empresas nacionais e internacionais, mostrou que os executivos não sabem lidar com as classes média e baixa. O estudo mostrou que apenas 20,7% dos empresários se consideram preparados. Além disso, 70% avaliam que existe algum tipo de preconceito por parte das empresas onde trabalham quando o assunto é atuar com baixa renda. Saiba mais em: www.brasildeverdade.com