2009 foi o ano do twitter. Destaque nas mídias, o site de micropostagens cresceu bastante não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Mas, o que esperar de 2010? Para buscar algumas idéias para essa resposta foi formado o painel “Programando o futuro dos blogs e mídias sociais” na Campus Party 2010. Mediado por Manoel Lemos, contou com as participações de Luís leão do Sms.blog, Rodolfo Sikora do Gengibre, Marco Gomes da Boo-Box e Jonny Ken, do Migre.me.

A discussão entre os quatro empreendedores começou focada no Móbile Marketing. Marco Gomes apontou que nos últimos anos o principal foco era o desenvolvimento de aplicativos e que, para o próximo ano, a expectativa é que o foco seja a comunicação, com mais redes sociais e menos leitura de grandes conteúdos como portais.

Já Jonny Ken, aposta na maior agilidade que o mobile possibilita. Todo conteúdo produzido pode ser facilmente disponibilizado na internet. Luis Leão aponta, porém, que a maioria das pessoas ainda não possui aparelho de celular de última geração e o SMS é uma boa solução. Para isso, acredita em aplicações que permitam a interação com twitter, facebook ou foursquare com mensagens de texto.

Os quatro participantes, no entanto, concordam que existe a necessidade de barateamento dos serviços das operadoras de telefonia. Somente assim seria possível que mais usuários tivessem acesso às redes sociais via aparelho de celular e a disseminação da mobilidade.

Outro ponto de discussão para os profissionais é como essas redes sociais podem gerar dividendos. Jonny Ken disse que o migre.me gera uma série de estatísticas que são vendidas para empresas, portais de notícia ou agências de publicidade. Os demais, entretanto, apostam ainda no dinheiro vindo da publicidade, porém de maneira menos invasiva que banners e pop-ups.

Por fim, os quatro apontaram o que esperam como grande destaque para o ano. Rodolfo Sikora aposta em serviços nos moldes do Google Voice no Brasil e no forte crescimento do Facebook. Luis Leão, por sua vez, aposta em sistemas de geolocalização, como o Foursquare, porém por mio de mensagens de texto.

Jonny Ken lançará em breve sistema de algoritmos que varre os perfis do twitter com o objetivo de categorizá-los. Com isso, a idéia é criar listas de sugestões para novos usuários da ferramenta. Marco Gomes acredita que esse será o ano de estabelecer as novas métricas e novas maneiras de interação, além de banner e post patrocinado.