Pesquisa do instituto de pesquisa Ideafix Estudos Institucionais mostra que heavy users de internet consideram, e muito, a atuação das empresas nas redes sociais na hora de decidir pela compra. Os resultados da terceira edição do estudo Empresas e consumidores nas mídias sociais revelam que a percepção das empresas pelos consumidores no meio digital está relacionada à transparência das ações e à forma de interação das organizações com seus públicos de interesse.

O estudo avaliou a opinião de 500 heavy users de internet durante a 5ª edição da Campus Party Brasil, realizada em fevereiro deste ano, em São Paulo (SP). Segundo o estudo, mais de 73% dos jovens seguem alguma empresa no Twitter e um em cada três afirma já ter dado preferência à compra de produtos ou serviços de empresas com participação na rede. Todas as regiões brasileiras estiveram representadas na amostra.

Os consumidores esperam das empresas mais do que divulgar os seus próprios produtos, elas devem estar abertas ao diálogo. A interação e o bom atendimento ao cliente aparecem como itens que influenciam a aceitação das marcas e a decisão de compra. Enquanto promoções são apontadas por apenas cerca de 30% como ações que incentivam a aquisição de produtos e serviços.

Para os entrevistados, as redes sociais superam o uso de e-mail na internet (68%), a pesquisa (63%) e a leitura de notícias (60%) como as principais atividades na rede. O Facebook lidera a preferência entre os canais de relacionamento (95%), seguido pelo Twitter (80%).

Números dos entrevistados

– 94% têm a internet como principal fonte de informação;

– 58% afirmam passar mais de seis horas por dia conectadas;

– 75% apontam as redes sociais como principal objetivo do acesso à internet;

– 27% criticam a comunicação invasiva ou apelativa por parte das empresas;

– 66% dos entrevistados jogam na redes;

84% têm algum interesse em participar de desafios promovidos por empresas.

Para saber mais sobre o perfil do consumidor de informação digital e de como as empresas lidam com esse fenômeno, acompanhe o blog da Trama Comunicação. Semanalmente, os Núcleos de Conteúdo, Mídias Sociais e Relacionamento com a Mídia trazem as principais novidades e tendências do mundo da comunicação integrada e das novas mídias. Bata um papo conosco!