X Fechar Janela
13/01/2010

Novo livro de Howard Gardner aborda as Inteligências Múltiplas ao redor do mundo

Divulgação Artmed
  
Clique nas imagens para visualizá-las em alta resolução
Capa da obra "Inteligências Múltiplas ao redor do mundo" - Howard Gardner
 
São Paulo, janeiro de 2010 - Criador da teoria de Múltiplas Inteligências, o psicólogo americano Howard Gardner, professor da Universidade de Harvard, lança no Brasil o livro "Inteligências Múltiplas ao redor do mundo", pela Artmed Editora. Na obra são relatadas as experiências das aplicações de sua teoria em escolas públicas e privadas na Europa, Ásia e América.
 
Segundo o autor, o objetivo do livro é examinar a forma como as Inteligências Múltiplas foram apreendidas e aplicadas em uma série de países do mundo. Educadores de 15 países contam como utilizaram a teoria proposta por Gardner para a melhoria do ensino. São exemplos como de um professor na Turquia, que redefiniu seu modo de trabalhar depois que a escola adotou a teoria das inteligências múltiplas.
 
As teorias de Gardner também oferecem um universo rico de questionamentos para pais e educadores que procuram formação diferenciada para as crianças. Na obra, o autor coloca a adaptação das experiências que deram certo e estão evoluindo e também outras que não encontraram caminhos para o desenvolvimento. Os casos analisados apresentam descrição, análise, avaliação e síntese. "As culturas e os contextos educacionais descritos no livro oferecem uma oportunidade única para se obter novas visões sobre como os contextos culturais podem moldar a prática educacional", explica Gardner.
 
Teoria das Inteligências Múltiplas
Howard Gardner criou a teoria das múltiplas inteligências na década de 80, uma revolução no campo da psicologia cognitiva, pois ultrapassou a noção comum de inteligência.
 
Para compreender o campo da cognição humana, Gardner considera que é necessário "incluir um conjunto muito mais amplo e mais universal de competências do que comumente se considerou". Dessa forma, o autor define inteligência como "a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais".
 
As inteligências relacionadas pelo autor são: habilidade em língua (inteligência linguística); lógico-matemáticas; musical, a espacial, a corporal-cinestésica (uso do próprio corpo ou de partes dele para resolver problemas ou fazer algo); a interpessoal (entendimento dos outros); intrapessoal (entendimento de si mesmo); a naturalista; e a existencial (a que gera e tenta responder às maiores perguntas sobre natureza e preocupações humanas).
 
Serviço
Inteligências múltiplas ao redor do mundo
Autores:
Howard Gardner, Jie-Qi Chen, Seana Moran & Colaboradores
Formato: 16x23
Páginas: 432
Preço: R$ 68,00
 
Sobre os autores
Howard Gardner (org.) - É Hobbs. Professor de cognição e Educação na Escola de Pós-Graduação em Educação de Harvard. É autor de mais de 20 livros traduzidos para 27 línguas. Gardner também exerce os cargos de professor adjunto de psicologia na Universidade de Harvard e diretor sênior do Projeto Zero, na mesma instituição.
 
Jie-Qi Chen (org.) - É professora de desenvolvimento infantil e educação de crianças pequenas do Instituto Erikson, em Chicago.
 
Seana Moran (org.) - É pesquisadora associada no Stanford Center on Adolescence.
 
Público-alvo
Educadores, professores, gestores educacionais, psicólogos e psicopedagogos.
 
Diferenciais
. Os autores preparam o caminho para a investigação das várias maneiras de se aplicar a teoria das IM em ambientes educacionais ao redor do mundo;
. Apresentam uma compreensão nova e mais completa da teoria;
. Exemplos de estudos de caso e baseados em evidência em todos os continentes.
 
Outros livros de Howard Gardner publicados no Brasil
. Cinco mentes para o futuro
. Inteligências múltiplas: a teoria na prática
. Mentes que mudam: a arte e a ciência de mudar as nossas idéias e as dos outros
. Projeto Spectrum: a teoria das inteligências múltiplas na educação infantil  - V.1 - Utilizando as competências das crianças; V.2 - Atividades iniciais de aprendizagem; V.3 - Avaliação em educação infantil
. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas
. Inteligência: múltiplas perspectivas
 
Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biológicas e ciências humanas, por meio do selo Artmed, e nas áreas de ciências exatas e ciências sociais aplicadas, com o selo Bookman. Atualmente possui cerca de 1.300 títulos em catálogo com conteúdo referendado pelos mais renomados autores brasileiros e internacionais, respeitando o mais alto padrão de qualidade editorial. A empresa mantém parcerias com os mais renomados grupos editorias internacionais e com as mais importantes instituições cientificas brasileiras. Sediada em Porto Alegre, a distribuição ágil e competente das publicações da Artmed em todo o território brasileiro e em Portugal é garantida por uma ampla rede de filiais e de representantes/operadores logísticos em quase todas as regiões do país, inclusive nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Ceará e Distrito Federal.
 
Acompanhe a Artmed no Twitter: www.twitter.com/artmededitora

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa:
Artmed Editora
Site:
www.artmed.com.br
Twitter:
@artmed - Siga o perfil exclusivo da Trama sobre educação: @tramaeduca
Trama Comunicação - Tel: (11) 5080-9100 - www.tramaweb.com.br - Twitter: 
@trama

Jornalistas responsáveis
Assistente de Atendimento: Daniele Santos -
daniele@tramaweb.com.br- (11) 5080-9127
Executiva de Atendimento: Lívia Lima -
ana_livia@tramaweb.com.br -(11) 5080-9109
Gerente de atendimento: Ana Paula Dini -
ana_dini@tramaweb.com.br - (11) 5080-9104 / 9270-4238
Coordenadora de atendimento: Helen Garcia -
helen@tramaweb.com.br
Diretora de Atendimento: Leila Gasparindo -
leilag@tramaweb.com.br

Sobre a Trama
Há 14 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.